4 tipos de texturas para paredes que você precisa conhecer

São muitas opções de louças e metais para escolher, então separamos algumas dicas práticas para ajudá-lo nesse processo. Confira no artigo!
Aprenda como escolher os metais e louças ideais para seu projeto
8 de maio de 2019
Entenda por que o biombo decorativo pode ser a peça que falta na sua decoração. Leia agora mesmo o nosso post sobre o tema!
O que é e como usar biombo decorativo? Nós te explicamos!
22 de maio de 2019
Descubra os tipos de texturas para paredes para incrementar a sua casa e quais são as principais indicações para cada uma. Confira no artigo!

Quem deseja mudar a cara do ambiente sem gastar muito pode recorrer à aplicação de texturas nas superfícies e paredes do lugar. Elas são baratas e muitas delas você mesmo pode fazer, sem a necessidade de contratar um profissional específico para o serviço.

Existem vários estilos e formas de usar esse recurso, mas todas elas são capazes de mudar a cara do ambiente de maneira simples e rápida. Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Continue lendo o texto e descubra 4 tipos de texturas para incrementar a sua casa.

1. Textura projetada

Esse é um dos tipos de texturas mais modernas. Ela exibe um efeito visual de ranhuras (tendo como estilos mais comuns o travertino, o flocado e o chapisco). Além do propósito decorativo, traz boa proteção à superfície em que é aplicada, porque é hidrorrepelente (ou seja, previne contra infiltrações, mofos e fungos).

Costuma ser usada em áreas externas, mas funciona muito bem para o acabamento de paredes internas. Trata-se de uma proposta que vem ganhando espaço no mercado, por sua beleza e pela grande utilidade.

2. Textura com tijolinhos

Outra forma de criar textura nas paredes da sua casa é fazendo a aplicação de tijolinhos. Em casas especializadas você consegue encontrar revestimentos em forma de placas, sem que seja necessário colocar um a um.

Eles ficam lindos em salas mais rústicas, cozinhas e até mesmo nos quartos. Existem vários modelos de tijolos aparentes, desde os mais campesinos até os mais delicados. No entanto, geralmente esse tipo de revestimento necessita da ajuda de um profissional para a correta aplicação.

3. Textura com rolo de tinta

Essa é uma forma bem simples de renovar o ambiente. Há duas técnicas mais utilizadas para fazer textura com o rolo — utilizando a tinta ou a massa corrida.

No primeiro caso, você precisará de um rolo especial para criar as texturas e outro de tinta. O resultado dependerá do tipo de rolo que você escolheu.

Já no segundo, é aplicada uma massa apropriada na parede e então o rolo para criar os padrões. O importante é ficar atento às indicações de uso fornecidas pelo fabricante — quando secar, é só pintar por cima.

4. Textura com madeira

A madeira é um clássico quando o assunto é criar efeitos diferentes no ambiente. Entre os tipos de textura, é uma das propostas mais elegantes e que causam uma sensação de conforto incrível. Pode ser utilizada em praticamente qualquer cômodo, sem falar que existem várias cores disponíveis no mercado — claras e lisas, cheias de sulcos ou escuras e densas.

Você pode combinar o revestimento com o piso, com os móveis ou criar diversos outros padrões. Tudo dependerá do estilo e do projeto que está sendo criado. A parte negativa é que a madeira costuma ser um pouco mais cara e necessita de cuidados maiores de manutenção. No entanto, se bem cuidada, pode durar por gerações.

Há vários tipos de texturas que você pode aplicar na sua residência para mudar um pouco a cara daquele cômodo que você considera meio sem graça. Se você for criativo e gostar de fazer as coisas sozinho, os efeitos com massa corrida e tinta são os mais apropriados. Além de serem fáceis de aplicar, o investimento será mais em conta.

Se você quer algo um pouco mais elaborado, ou não leva jeito para reformas, há diversos tipos de revestimentos que podem ser instalados para modernizar seu espaço. Os tijolos aparentes e a madeira são apenas alguns dos mais interessantes tipos de texturas.

Pronto para mudar a cara da sua casa? Conte para nós, nos comentários, se você já aplicou alguma dessas técnicas!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp