Como escolher o revestimento de churrasqueira ideal para sua área de lazer?

Muito além da segurança, descubra, no nosso conteúdo exclusivo de hoje, as vantagens do piso antiderrapante e como usar na sua casa.
Em quais locais o piso antiderrapante é mais indicado?
17 de julho de 2019
Escolher o tipo mais adequado de porcelanato para a sua casa é uma dúvida? Descubra as melhores dicas para escolher entre o porcelanato polido ou esmaltado!
Porcelanato polido ou esmaltado: qual o porcelanato ideal para cada ambiente?
31 de julho de 2019
Tijolinhos, porcelanatos, cerâmicas, pastilhas e pedras: veja esses e outros materiais queridinhos para revestimento de churrasqueira e escolha o seu!

Ter uma área de lazer completa para reunir a família e os amigos no churrasco de domingo é realmente um privilégio. Afinal, quem não gosta de compartilhar os bons momentos à mesa e no conforto do próprio lar, não é mesmo? No entanto, antes de planejar o espaço, é preciso pensar muito bem no revestimento de churrasqueira que você vai escolher para a área.

Não basta ser bonito, um bom revestimento precisa também ser resistente e funcional, até porque estamos falando de uma área que demanda cuidados extras com a segurança e a qualidade dos acabamentos. Pensando nisso, preparamos este post com dicas de como planejar o espaço e escolher o revestimento ideal. Acompanhe a leitura e inspire-se!

Planejamento da área de lazer da residência

Geralmente, as áreas de lazer da casa estão na parte externa e, portanto, ficam mais sujeitas às intempéries climáticas. Por isso, quando for planejar o local, priorize a resistência e a qualidade dos acabamentos, sempre prezando pelo melhor custo-benefício da obra.

Além de escolher um bom revestimento de churrasqueira, é preciso pensar também na ventilação do espaço e na condução da fumaça, favorecendo o conforto térmico do ambiente. Veja os itens básicos que você deve considerar para fazer o planejamento da área de lazer:

  • churrasqueira moderna;
  • revestimento resistente;
  • pisos práticos;
  • bancadas funcionais;
  • pia ampla;
  • móveis confortáveis;
  • paisagismo atraente.

Escolha do revestimento de churrasqueira

Vamos agora ao que mais interessa: o tipo certo de revestimento de churrasqueira. Listamos a seguir os principais acabamentos para facilitar sua decisão. Confira!

Tijolinhos

É claro que a tradicional churrasqueira de tijolinhos viria no topo da lista, afinal, ela é muito versátil e nunca sai de moda. Esse tipo de revestimento harmoniza bem com qualquer estilo de decoração e fica especialmente belo quando combinado com móveis de madeira, dando um ar rústico à composição.

A textura típica e o tom terroso dos tijolos criam um cenário campestre, o que torna a área de lazer mais acolhedora e aconchegante. Por outro lado, é possível brincar com a coloração dos tijolos para criar um décor mais clean e contemporâneo, pintando-os de branco, por exemplo.

A maior vantagem desse tipo de revestimento é, sem dúvida, a praticidade de instalação e manutenção. Assim, além de ter uma área de churrasqueira bonita, você não terá o menor trabalho para mantê-la sempre limpa e em perfeitas condições de uso.

Porcelanatos

Os porcelanatos são revestimentos campeões de escolha quando o assunto é praticidade de limpeza. Por serem peças praticamente impermeáveis, podem ser lavados com frequência, o que é importantíssimo em se tratando de um local que estará sujeito à fumaça e gordura.

Outra grande vantagem desse revestimento é a resistência. Revestindo a churrasqueira com peças de qualidade, você provavelmente não precisará trocá-las tão cedo. Por terem dimensões extensas, os porcelanatos são muito utilizados também para favorecer a sensação de amplitude na área de lazer. Então, sobretudo se o seu espaço é reduzido, conte com eles para valorizar a área.

Cerâmicas rústicas

Assim como os porcelanatos, a cerâmica também é uma opção muito recomendada para o revestimento de churrasqueira, principalmente por sua versatilidade. Os modelos de cerâmicas rústicas, por exemplo, apresentam design diferenciado que traz sofisticação e estilo em doses exatas para a sua área de lazer.

Quanto à resistência das peças, podemos dizer que elas são um pouco menos resistentes do que os porcelanatos, mas isso não significa que não são duradouras. Pelo contrário, desde que você escolha peças de qualidade, com certeza terá um revestimento funcional e belíssimo por muitos e muitos anos.

A diferença básica entre o porcelanato e a cerâmica está no processo de fabricação. A composição dos porcelanatos é um pouco mais complexa. A mistura de porcelana com minerais característicos dão um grau extra de resistência às peças. As cerâmicas, por sua vez, são mais delicadas, o que contribui para a composição de designs únicos e belíssimos.

Pastilhas

Não é de hoje que as pastilhas viraram tendência para revestir cozinhas, banheiros e lavabos. Agora elas estão no auge também quando se trata de revestimento de churrasqueira. Devido ao acabamento minucioso, elas garantem aquele toque de luxo na composição, embelezando a área externa com requinte e leveza.

Isso sem falar que as pastilhas são revestimentos muito versáteis, combinando com qualquer tipo de décor, desde os mais rústicos aos mais modernos. Elas estão disponíveis no mercado especializado em diversas cores e padrões — assim não será difícil encontrar um modelo que tem tudo a ver com a decoração da área.

A única ressalva nesse caso é quanto à instalação das peças. O serviço deve ser feito por mão de obra especializada, pois é um pouco mais criterioso e demanda muito capricho para garantir o melhor acabamento possível.

Pedras naturais

As pedras naturais são uma excelente escolha de revestimento para churrasqueira por vários motivos. O principal deles é, sem dúvida, a facilidade de manutenção. Se você quer revestir a churrasqueira de forma sofisticada e sem ter trabalho para mantê-lo bonito, vá de pedras naturais.

Outra vantagem é a resistência do material, que pode durar uma vida inteira sem sofrer com as intempéries climáticas como chuva ou calor excessivo. O design único das pedras naturais também chama atenção, valorizando o décor com muito estilo e requinte.

Revestimento cimentício

Fabricado em concreto de alta performance, o revestimento cimentício têm durabilidade garantida. Além da resistência característica, ele é uma ótima opção para revestir churrasqueiras porque traz leveza e praticidade para a área.

Os amantes da decoração clean e minimalista adoram esse tipo de revestimento justamente por ser mais discreto, permitindo um décor sutil sem abrir mão da leveza. Vale lembrar ainda que os cimentícios também estão com tudo no estilo de decoração industrial.

Com essas opções, com certeza você fará uma escolha inteligente de revestimento de churrasqueira. Apenas lembre-se de contar com fornecedores especializados para garantir materiais de primeira linha no seu projeto, aliando estética, segurança e praticidade na decoração da área de lazer.

Gostou do post? Então, aproveite que está no clima e veja também em quais ambientes utilizar pedras naturais!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp