Já ouviu falar no revestimento cimentício? Veja por que usar

Reunimos 5 dos principais tipos de pedras naturais utilizados na construção e suas indicações de uso. Confira e acerte na escolha!
TOP 5 tipos de pedras naturais que você precisa conhecer
27 de março de 2019
Veja no artigo 5 ideias para tornar a sua casa sustentável e com um toque muito mais verde — seja na reforma, seja na construção!
Casa sustentável: 5 ideias para colocar em prática
3 de maio de 2019
Confira algumas das vantagens de utilizar o revestimento cimentício no seu projeto. Leia este texto e saiba mais sobre o assunto!

O revestimento cimentício tem sido utilizado cada vez mais nos projetos arquitetônicos. Com isso, tornou-se uma grande tendência do momento, tendo em vista que oferece praticidade de aplicação e manutenção, é versátil, não retém calor ao longo do dia, pode ser implementado tanto na área interna quanto externa, entre muitas outras vantagens que seu uso proporciona.

A sua aplicação nos projetos deixa o ambiente com um visual moderno e inovador, atribuindo personalidade e estilo para a decoração do local. Vale ressaltar que se trata de um material bastante acessível para quem quer reformar a casa, sendo ecológico, durável e de excelente qualidade.

Portanto, é uma excelente opção de revestimento que pode ser utilizada nos acabamentos de pisos e de paredes, e ainda pode imitar a textura e o visual de outros materiais, como a madeira, o mármore, as pedras de cerâmica etc. Ou seja, fica a critério do usuário definir qual é o estilo do look que se busca criar no ambiente.

Para saber mais sobre o revestimento cimentício e seus benefícios, acompanhe a leitura do texto que preparamos especialmente para você!

Muita versatilidade

Um dos maiores atrativos do revestimento cimentício é a sua versatilidade, uma vez que ele pode imitar diversos materiais, seja a madeira ou o mármore, por exemplo. E por conta disso, ele pode ser implementado em diversos ambientes da casa, seja na área interna ou na área externa, seguindo qualquer tipo de estilo de decoração com muita beleza e sofisticação.

Na área da piscina e do banheiro, que são locais onde costumam ter umidade e partes molhadas , é indicado que o piso cimentício seja antiderrapante, evitando-se possíveis quedas e escorregões. Dessa forma, cria-se uma área segura tanto para os adultos quanto para as crianças.

Para áreas internas, como a cozinha, o quarto, a sala ou o escritório, pode-se optar por texturas lisas, com brilho ou fosco, ou em relevo, a depender do gosto pessoal do usuário e do estilo que se busca compor no ambiente. Desse modo, é possível observar que o revestimento cimentício proporciona muitas variedades de uso, sendo, portanto, bastante versátil.

Mais praticidade

Esse tipo de material não demanda cuidados demorados e trabalhosos, muito pelo contrário, é preciso apenas de um pano úmido com sabão neutro para limpar a superfície. Com o passar do tempo, se o usuário preferir, pode-se aplicar cera incolor pelo piso para proteger o material e realçar o seu brilho.

Vale lembrar de que se trata de um revestimento muito durável e resistente às ações da água, do sol e do contato frequente de peso, como o de pessoas circulando pelo local. Ou seja, ele permanecerá belo e sem riscos por muito tempo, sendo um investimento para quem pensa a longo prazo.

O revestimento também pode ser aplicado nas paredes, exigindo também apenas um pano úmido para retirar a poeira e evitar o acúmulo de sujeira.

Alta durabilidade

O revestimento cimentício é altamente durável e resistente, ou seja, ele durará por muitos anos, sendo um ótimo investimento a ser feito na reforma da casa. Ele apresenta resistência ao contato com a água e ao peso de pessoas circulando sobre ele, e até mesmo aguentam o peso de veículos trafegando pela área externa.

Apesar dos atritos do dia a dia, esse tipo de material também dificilmente apresentará riscos ou fissuras por sua superfície diante de seu uso diariamente. Dessa forma, é um excelente revestimento para fazer parte do seu projeto arquitetônico.

Mais sustentável

Uma das vantagens de uso do revestimento cimentício está em sua sustentabilidade, tendo em vista que ele é produzido por meio da reutilização de materiais ou resíduos reciclados. Assim, para a sua realização não é preciso propagar o desmatamento de florestas e nem desgastar a natureza com a exploração de minérios, por exemplo.

Além disso, a sua produção não causa tanta poluição ao meio ambiente, sendo, portanto, um produto bastante ecologicamente correto. Com isso, esse revestimento ganha ainda mais motivos para ser um grande atrativo atualmente para quem busca uma construção sustentável, bela e duradoura.

Sem retenção de calor

Outro grande benefício desse tipo de material é que ele não retém calor, o que faz com que o seu uso seja ainda mais interessante na borda da piscina, por exemplo. Isso acontece, pois o revestimento cimentício é poroso, facilitando, assim, que o calor não se acumule e seja dissipado sem problemas.

Fácil aplicação

O indicado é que a aplicação do revestimento cimentício seja a última etapa a ser realizada na obra. Isso acontece para evitar que outras execuções do projeto causem algum tipo de dano ao revestimento.

O ideal é que o revestimento seja colocado sobre o contrapiso ou o reboco. É preciso respeitar o tempo de cura da mistura cimento-água, que leva ao menos 21 dias para só depois criar o desenho desejado. O mais interessante é que esse processo de ganhar forma não necessita passar por forno em altas temperaturas.

Em seguida, é a parte em que se sela o material colocando a impermeabilização, o que é o mais indicado especialmente no caso de revestimentos para as áreas que necessitem dessa característica, como no banheiro, cozinha e borda da piscina. Por isso, vale a pena conversar com o vendedor do produto para ficar a par de todas as características de fabricação do material.

Viu como há muitas vantagens em utilizar o revestimento cimentício? Lembre-se de que é importante adquirir apenas os produtos de alta qualidade que sejam de marcas bem-conceituadas no mercado. Essa é uma garantia de que não ocorrerão problemas que poderiam ser evitados durante a sua obra.

Adquira também um produto que ofereça não só qualidade, mas também beleza para os seus ambientes. Diante da versatilidade do revestimento cimentício, com certeza, será muto fácil encontrar um produto que reflita exatamente o que você está buscando. Assim, deixando a sua decoração bela, estilosa e com o seu gosto visual.

Gostou de saber mais sobre o revestimento cimentício? Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente. Estamos sempre à disposição para ajudar você da melhor maneira possível!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp