Qual é a função dos pisos permeáveis e onde aplicar?

Saiba por que você deve dar atenção especial para o projeto de iluminação da sua casa
Saiba como elaborar um lindo projeto de iluminação para casa
16 de janeiro de 2019
Que tal transformar o seu jardim em um espaço de relaxamento? Confira quatro dicas de paisagismo e decoração para esse espaço!
Confira 4 dicas de paisagismo para aplicar em jardins
30 de janeiro de 2019
Você sabia que os pisos permeáveis são uma solução ecológica muito importante em áreas com risco de enchente? Conheça mais agora mesmo!

Solução ecológica, inteligente e prática, os pisos permeáveis estão entre as principais preferências dos arquitetos e engenheiros para revestimento externo. Também chamado de piso drenante, ele é feito de um bloco sustentável de concreto poroso — ou outro material reciclado — que permite que a água da chuva penetre por ele. Assim, evita-se poças no chão e também é um recurso para locais com risco de enchente.

É importante entender a diferença entre o piso drenante e o paver. Este último é feito de blocos de concreto e a drenagem acontece nos vãos entre uma peça e outra. Assim, a absorção é menor, se comparado com o outro que permite que a água passe por meio dos poros de sua estrutura.

Confira agora todas as vantagens dos pisos permeáveis, onde eles podem ser usados e também como é feita sua manutenção e instalação.

Por que usar os pisos permeáveis?

Esses revestimentos são soluções sustentáveis para utilizar em pisos de residências e ambientes comerciais. Eles imitam a função do solo por absorverem a água, evitando poças na superfície e a sobrecarga das galerias pluviais. Em cidades com risco de enchente, eles são especialmente importantes.

Além disso, os líquidos que escoam por eles ficam um tempo armazenados na estrutura formada de areia e brita que fica abaixo do piso. Isso promove uma filtragem que melhora a qualidade da água que atingirá o solo e o lençol freático, eliminando impurezas e até metais pesados.

Para instalar este piso não é necessário contrapiso, argamassa e rejunte, o que colabora para a economia na obra. Eles são antiderrapantes e altamente resistentes a tráfego constante, podendo ser usados inclusive em áreas de passagem, grande circulação de pessoas e estacionamento.

O piso drenante também colabora para o conforto térmico, pois reduz a absorção de calor e é fácil de instalar e remover — inclusive podendo ser reutilizado após a remoção. Se a estética é uma preocupação, existem diferentes modelos, tamanhos e cores para escolher aquela que mais combina com o estilo da decoração.

Onde aplicar os pisos permeáveis?

Por serem bastante resistentes e de instalação simples, os pisos drenantes podem ser usados em todos os ambientes externos, como o quintal, calçadas, ao redor da piscina, no jardim, quadras esportivas, estacionamentos, pátios, praças etc.

Existem as placas porosas, o paver e também o do tipo concregrama. Este último é vazado, permitindo que você plante grama nesses espaços. A vantagem é que a absorção é ainda maior e a vegetação melhora o conforto térmico e a estética.

Como instalar e manter os pisos permeáveis?

A área onde o produto drenante será assentado deve ser nivelada, compactada e preparada com uma camada de brita grossa, outra de brita fina e um banco de areia que finaliza o nivelamento. O piso, então, deve ser assentado a seco sobre essas camadas.

Já a manutenção é muito simples. Uma vassoura para tirar a sujeira do dia a dia, e uma vez por mês você pode usar uma máquina de pressão ou o jato da mangueira para uma limpeza mais profunda.

Em tempos em que se aumenta a preocupação com o meio ambiente, os pisos permeáveis são um recurso sustentável e inteligente. Você pode utilizá-lo sem medo na sua casa, pois são versáteis, de fácil instalação e apresentam diversas vantagens ecológicas. Então, que tal essa solução para sua reforma ou construção?

Agora que você já sabe mais sobre os pisos permeáveis, que tal conhecer outra possibilidade de revestimento para áreas externas? Saiba mais sobre as cerâmicas rústicas!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp