Saiba quais são os principais tipos de decoração que estão em alta

Faça da sua casa um local de descanso e incrível renovação. Veja 5 dicas incríveis para ter um ambiente mais aconchegante!
Quer deixar o ambiente mais aconchegante? Confira 5 dicas incríveis
19 de dezembro de 2018
Qual tipo de piso para casa devo escolher?
Confira 5 pisos para casa que são frequentemente usados
2 de janeiro de 2019
Leia nosso post para descobrir quais são os principais tipos de decoração que estão em alta!

Escolher um único estilo para decorar a casa pode parecer uma missão quase impossível. Somado às várias possibilidades, entra o gosto pessoal de cada pessoa e, no caso de uma família, pode ser que você ame um visual bem minimalista, enquanto a pessoa com quem divide a casa prefira um estilo boho, por exemplo.

Para facilitar a hora de escolher, é importante conhecer todos os tipos de decoração. Assim, é mais fácil entender qual deles combina melhor com você e com a sua rotina, além de possibilitar composições entre as várias propostas de adornos.

Pensando nisso, reunimos aqui alguns dos estilos mais conhecidos. Continue com a leitura e fique por dentro!

Estilo escandinavo

Esse tipo de decoração é originário do norte da Europa e tem muitos adeptos no mundo todo. Em decorrência da necessidade de passar muito tempo em casa, por causa do clima intenso, a decoração escandinava exibe cores e revestimentos suaves e neutros, com linhas simples e retas, para não cansar as vistas.

Experimente misturar um pouco do clássico com o contemporâneo, com peças de madeira clara e muito branco. As composições costumam ser harmoniosas e acolhedoras, mas sem perder a simplicidade. Você pode optar por um ponto de cor para dar um charme a mais na composição, como uma cadeira ou mesa de centro. Pessoas práticas, modernas e organizadas, que desejem um ambiente com pouca informação ao final do dia, se beneficiarão muito com esse estilo.

Decoração minimalista

O minimalismo tem como lema “menos é mais”. Portanto, uma decoração com essa pegada é desprovida de excessos, tem poucos objetos e muito espaço livre. A ideia é utilizar apenas o básico e o necessário, de forma que os ambientes sejam funcionais, sem perder a elegância.

Os móveis costumam ser simples e de excelente qualidade, e os poucos acessórios devem ser marcantes para imprimir personalidade ao ambiente. Não é um tipo de decoração muito colorida, predominando o branco, cinza e preto. Essa característica pode parecer um pouco triste ou sem graça para quem é amante de cores ou gosta de juntar badulaques de viagem, por exemplo. Contudo, é o ideal para as pessoas que preferem comprar menos e investir na qualidade.

Estilo rústico

Amantes do campo e da vida ao ar livre se identificarão com esse estilo. Nesse estilo, a intenção é trazer os ares da vida rural para a sua casa. Portanto, invista em móveis mais rústicos, de preferência os de madeira — materiais naturais, levemente desgastados e alvenaria são muito característicos.

Revestimentos em pedras ou tijolos aparentes, assim como peças de decoração que pareçam vindas diretamente da fazenda são um charme a mais. Portanto, procure usar cores que reflitam as tonalidades encontradas na natureza, como tons terrosos, estampas de flores e cimento queimado. Não é necessário que toda a casa pareça uma sede campestre, apenas insira um elemento aqui e outro ali, dando um ar rural e acolhedor ao seu lar.

Estilo eclético

Se você ama vários elementos de estilos diferentes, saiba que não é necessário escolher apenas um para compor a decoração da sua casa, pois o estilo eclético é capaz de abrigar diversos tipos em um único cômodo. Portanto, se você é uma pessoa criativa e cheia de vida, que quer um ambiente divertido e cheio de personalidade, esse pode ser o ideal.

O importante é escolher as peças com cuidado e analisar se elas trazem alguma coerência entre si. Um sofá de design moderno pode ficar lindo com as almofadas que a sua avó tricotou para você, por exemplo. Para evitar que tudo fique uma bagunça, é importante verificar a combinação, afinal, o ambiente precisa ser harmônico acima de qualquer outra coisa.

Existem diversos outros estilos, como o provençal, boho, industrial, contemporâneo e clássico, para citar apenas alguns. Não é necessário que sua casa pareça ter saído de uma revista e, se você gosta de decorar, escolha um ou mais tipos de decoração para se guiar e comece a inserir os elementos estrategicamente. Caso você não tenha muito jeito, o ideal é contratar um profissional para orientá-lo.

E aí, está pronto para começar a decorar? Então, continue com a gente e conheça algumas dicas para ganhar tempo na sua reforma!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp