Porcelanato polido ou esmaltado: qual o porcelanato ideal para cada ambiente?

Tijolinhos, porcelanatos, cerâmicas, pastilhas e pedras: veja esses e outros materiais queridinhos para revestimento de churrasqueira e escolha o seu!
Como escolher o revestimento de churrasqueira ideal para sua área de lazer?
24 de julho de 2019
ada de parede branca: confira em nosso artigo de hoje 8 ideias de paredes decoradas de forma bem especial! Acesse e saiba mais!
8 ideias de paredes decoradas para você dar um toque especial no ambiente
7 de agosto de 2019
Escolher o tipo mais adequado de porcelanato para a sua casa é uma dúvida? Descubra as melhores dicas para escolher entre o porcelanato polido ou esmaltado!

Escolher o tipo mais adequado de porcelanato para a sua casa é uma dúvida constante. As opções têm suas vantagens e desvantagens e vão além somente do porcelanato polido ou esmaltado. Existe sempre um tipo de peça que pode ser utilizado na casa inteira? Qual seria? Ao fazer a sua escolha, vários fatores técnicos e visuais deverão ser considerados.

No lado técnico, questões como a absorção de água ou a resistência mecânica, por exemplo, terão seu peso. Digamos que você opte pelo mesmo porcelanato para a casa inteira. Pode ser que o material se mostre perfeito em um cômodo e deixe a desejar em outros.

Então, confira agora mesmo quais são os principais tipos de porcelanato e quais são as suas vantagens. Boa leitura!

Fique no tradicional e utilize os porcelanatos polidos

No mercado encontramos, entre outros menos comuns, o porcelanato polido e o esmaltado. O primeiro é o que se usa mais comumente. Diz-se “polido” porque a sua superfície é completamente lisa e intensamente brilhosa. Não recomendamos seu uso em espaços molhados, como piscinas, banheiros ou cozinhas, pois há grande risco de escorregamento.

O acabamento desse porcelanato é tão brilhoso que deixa o ambiente cheio de elegância. A limpeza dele é muito fácil, sendo feita apenas com panos úmidos. Ele tem uma camada de cera que o protege contra qualquer arranhão e torna a superfície ainda mais brilhante. Além disso, o porcelanato técnico polido tem alta durabilidade e pouca absorção de água, sendo seguro o contato com ela.

Opte pelas personalidades do porcelanato esmaltado

O porcelanato esmaltado tem esse nome porque apresenta uma fina camada de esmalte sobre o revestimento. Sua superfície pode ser áspera, mais lisa, brilhante ou de outros tipos. Dessa forma, ele é mais versátil e personalizável para satisfazer os seus gostos decorativos.

A grande vantagem do porcelanato esmaltado é a variedade de estilos existentes. Além disso, é o modelo que absorve menos água, sendo uma excelente escolha para locais com umidade ou abertos. Esse é o tipo de porcelanato mais imune às manchas rotineiras. Elas não aparecem muito, possibilitando uma limpeza menos frequente, como ocorre na cerâmica fria.

Veja a alternativa ao porcelanato polido ou esmaltado

Por fim, falaremos de um porcelanato que exibe acabamento com brilho bem menos intenso do que o polido. O porcelanato técnico acetinado é assim chamado em função dessa característica, que deixa o visual amenizado.

O ambiente fica acolhedor e não cansa a vista. As chances de ele riscar também são bem menores, sendo também mais resistente. A questão da sujeira e a formação de manchas também é mais tranquila com o porcelanato acetinado. As marcas de sapato ou patas do seu pet não ficam tão visíveis, devido ao brilho mais discreto.

Na dúvida sobre porcelanato polido ou esmaltado nos boxes, use o acetinado. Ele não escorrega e nem mancha facilmente com produtos de higiene.

Saiba o que é o PEI e suas classificações

PEI é a sigla correspondente ao Porcelain Enamel Institute e contempla graus de resistência ao impacto. Quando vamos escolher entre o porcelanato polido ou esmaltado, por exemplo, devemos verificar o tipo de PEI. Ele determina a quantidade de desgaste que o revestimento sofre com o tempo. Cada situação pede um tipo de PEI.

O PEI 0, comum em paredes, não aguenta impacto. O PEI 1 é usado em lugares pouco acessíveis, enquanto o de número 2, um pouco mais resistente, vai bem em áreas com movimento mediano. Um PEI 3, de resistência média-alta, cobre toda a área da casa. Já o 4 é bem resistente, abrangendo locais comerciais. Por fim, o PEI 5 apresenta resistência total, bom para área externa.

Saiba como escolher o modelo certo de porcelanato

Saber escolher o tipo mais adequado de porcelanato depende de uma série de fatores. Você deve estar atento e analisar cada um deles antes de efetuar sua compra. Portanto, veja a seguir alguns dos principais pontos a se considerar.

Leve em conta o estilo de decoração

Antes de qualquer coisa, tenha bem definido o estilo do seu décor antes de aplicar o porcelanato. A variedade é grande.

Para espaços minimalistas, opte à vontade pelo polido e seu brilho intenso. Para ambientes rústicos, escolha os esmaltados, que apresentam as texturas mais marcadas. Assim, o porcelanato não ofuscará os outros itens da decoração.

Preste atenção no tamanho das placas

Seja porcelanato polido ou esmaltado, o tamanho da placa varia bastante. Desse modo, analise se a proporção dela é ideal para o ambiente em questão. Grandes placas, quando inseridas em locais menores, diminuem mais o espaço. Há também a chance de sobrar material, pois as placas teriam de ser cortadas. Use a placa grande em áreas maiores.

Considere sempre riscos e segurança

Procure reduzir ao máximo o risco de possíveis acidentes em áreas cobertas com porcelanato. O modelo polido, por exemplo, não é nada recomendado para espaços em constante contato com a água. É o caso de banheiros e cozinhas. Os esmaltados, com o PEI baixo, devem ser evitados em áreas de maior circulação para prevenir os acidentes.

Aposte em um material de qualidade

Quando for decidir se vai adquirir porcelanato polido ou esmaltado, grande ou pequeno, texturizado ou liso, é muito importante que você analise o material. Assim como no caso de qualquer item de decoração, é imprescindível encontrar boa qualidade nos produtos. Eles devem estar de acordo com suas normas técnicas. Às vezes, investir um pouquinho mais evitará futuros gastos.

O porcelanato é, como vimos, um material de revestimento que leva muita elegância e sofisticação aos ambientes. Escolher o modelo mais apropriado pode se tornar uma tarefa recompensadora se essas dicas básicas forem seguidas. Por isso, conhecer as vantagens e desvantagens entre porcelanato polido ou esmaltado faz toda a diferença.

Esperamos ter solucionado as suas dúvidas a respeito de porcelanatos com o nosso post. A sua compra será feita com muito mais confiança e precisão, não é verdade? E que tal conhecer agora toda a diversidade de modelos que temos para oferecer? Entre em contato conosco! Será um grande prazer atendê-lo!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp