Porcelanato ou granito: qual a melhor opção para o piso da cozinha?

Sonha com uma banheira em casa? Conheça agora os principais tipos de banheiras e as características de cada uma para escolher a melhor para você!
Fique por dentro dos principais tipos de banheiras que existem
6 de fevereiro de 2019
Veja como fazer o cálculo de pisos e revestimentos para saber a quantidade que você deve comprar para sua obra! Leia agora mesmo o nosso artigo.
Cálculo de pisos: aprenda a fazer e evite desperdício em sua obra
27 de fevereiro de 2019
Entre porcelanato ou granito, você saberia qual a melhor escolha para o piso da cozinha? Descubra agora!

O piso da cozinha é uma parte importante para a decoração e praticidade do cômodo. Ele complementa o visual, proporcionando mais estilo e personalidade, mas precisa ser de um material que suporte a umidade, gordura e líquidos coloridos que possam cair no chão eventualmente. Por esses motivos, o porcelanato ou granito são duas opções viáveis.

O granito tem o charme e a sofisticação da pedra natural e o porcelanato a sua incrível variedade de cores e formatos para agradar a todos os gostos. Confira mais informações sobre eles e faça a sua escolha!

Características do granito

O granito é uma pedra natural excelente para usar em cozinhas por ser bastante duro e pouco poroso. Ele está disponível em diversas cores, com algumas mudanças nos seus veios e padrão. Você pode encontrar peças com tonalidades claras e neutras e variados amarelos, pretos, verdes, azuis, vermelhos. O preto São Gabriel e o branco Siena são alguns dos mais utilizados.

Ele é muito prático e sua limpeza é feita com praticamente qualquer produto apropriado para isso e pano úmido. Depois de um tempo, o brilho original diminui, mas pode-se recuperá-lo com um polimento. A recomendação é utilizar peças grandes para dar amplitude ao ambiente, além de deixá-lo mais sofisticado.

Para escolher a cor ideal, considere os móveis e procure por algo que complemente a decoração, sem causar cansaço visual. Se você sonha com uma cozinha com pedras naturais, essa deve ser a sua escolha!

Características do porcelanato

O porcelanato é uma cerâmica de qualidade superior aos azulejos e por isso é a principal escolha para pisos atualmente. Sua porosidade é quase nula. A limpeza deve ser feita com produtos específicos para este tipo de material, mas ele também não mancha com facilidade. É um pouco menos resistente que o granito, mas pode ter um custo menor, dependendo do modelo.

A principal vantagem desse piso é a variedade de cores, formatos e padronagens disponíveis no mercado. Existe o polido e o acetinado. O primeiro é brilhoso, sofisticado e um pouco escorregadio. Por isso, para cozinhas o acetinado é a melhor opção, já que é fosco, portanto não reflete tanto a luz; é menos cansativo visualmente e é também menos propenso a provocar escorregões.

Na decoração, as peças maiores tendem a ser mais sofisticadas na maioria dos casos. No entanto, se você quiser um modelo que imita a madeira, por exemplo, ou o ladrilho hidráulico, então prefira as peças que tenham o tamanho também parecido com o desses materiais.

Escolhendo a opção ideal

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de cada um, já pode escolher. O granito deve ser uma opção se você gosta das pedras naturais e da sofisticação de ter uma casa com este material no piso. As peças maiores são um pouco mais caras, mas aumentam muito a percepção de espaço da cozinha. Combinam com estilos clássicos e modernos.

Já o porcelanato é a melhor alternativa para quem deseja um visual clean ou algo ousado. Você encontrará todo tipo de padronagem, cor e tamanho para adequar a praticamente qualquer decoração.

Seja qual for a sua escolha — porcelanato ou granito —, contrate pessoas capacitadas para colocá-los, pois a má instalação pode danificar o piso e diminuir muito a sua durabilidade. O granito, por exemplo, deve ser assentado com junta seca porque não absorve a água da argamassa tradicional. O porcelanato, se não for bem alinhado, pode lascar nos cantos prejudicando muito o visual.

Já escolheu a melhor opção? Ainda tem dúvidas e precisa de ajuda? De qualquer maneira, entre em contato conosco! Fornecemos tanto o porcelanato quanto o granito e ainda oferecemos um serviço de qualidade para o assentamento do piso.

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp