Porcelanato e vinílico: saiba quais as diferenças e qual escolher

Confira nossas dicas para realizar a reforma da casa de forma correta!
3 dicas para planejar a reforma da casa de forma correta
7 de novembro de 2018
O que você precisa saber sobre o uso de cerâmicas rústicas
21 de novembro de 2018
Não sabe escolher entre porcelanato e vinílico? Então, leia o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

Com tantas opções no mercado de pisos e revestimentos, fica cada vez mais complicado optar pelo melhor material para sua obra ou reforma. E uma dúvida muito comum está na dificuldade em escolher entre piso porcelanato e vinílico.

Deve-se levar em consideração que ambos são bastante diferentes um do outro e têm indicações de uso distintas. Desse modo, é importante se informar melhor para tomar a decisão mais acertada em relação a qual dos dois é o mais adequado para o seu ambiente.

Com isso em mente, continue a leitura e fique por dentro do assunto para não errar na hora de escolher o piso certo para o seu projeto!

Material em que é produzido

O porcelanato tem muitas variedades e formatos. Além de ser bastante versátil, se encaixando bem em diversos tipos de decorações, ele é ideal para ambientes úmidos, pois é resistente e absorve pouco a água. A sua composição é feita por uma mistura de argila e minerais, o que garante um produto durável, rígido e de excelente qualidade.

O vinílico é produzido, na maior parte das vezes, com materiais recicláveis, como o PVC, ou seja, trata-se de um produto sustentável que não trará tanto impacto para o meio ambiente. A sua instalação é feita de forma simples, sendo fácil recortar e aplicar o material de acordo com o espaço do ambiente. A sua manutenção também não é muito trabalhosa, de fácil limpeza.

Ambientes mais indicados

O porcelanato se comporta bem em todos os ambientes e é também muito bem utilizado em espaços que receberão contato direto com a água, como em cozinhas e banheiros. Além disso, ele pode ser usado como piso, como bancada, nas paredes etc. Assim, é perfeito para quem quer ousar na composição de uma decoração mais sofisticada e elegante.

Já o vinílico não é indicado para áreas úmidas e que têm contato recorrente com a água, pois ele a absorve de forma a comprometer o seu material. Desse modo, ele é mais indicado para ser aplicado em áreas internas, como escritórios, quartos, salas, entre outros.

Durabilidade média

O porcelanato é um material resistente e de ótima qualidade e isso tudo reflete na sua durabilidade. Ou seja, trata-se de um produto que deve durar muitos anos e ainda preserva a sua beleza durante todo o seu tempo de vida útil.

Já o vinílico tende a ter um tempo de vida menor, principalmente se houver contato com a água durante os anos de uso, seja na limpeza, com muita umidade e pouca ventilação no espaço, pelas águas da chuva que entram pela janela, pelo calçado molhado dentro de casa etc. Portanto, é um produto que necessita de alguns cuidados específicos, podendo, desse modo, apresentar danos em sua composição.

Custo-benefício

Embora o porcelanato seja um produto mais caro, ele é, sem dúvidas, um material mais resistente e que durará muitos anos. Logo, é um investimento de qualidade que apresenta mais custo-benefício.

Já o vinílico oferece um preço mais acessível, mas será necessário trocá-lo em um tempo menor de uso, tendo em vista que ele marca com o peso de móveis em cima de sua superfície, mancha e incha quando em contato com muita umidade, entre outros.

Como é possível notar, para quem procura por beleza, versatilidade e um material resistente, a indicação mais vantajosa é a aquisição do porcelanato. Lembre-se de analisar qual cenário é o mais indicado para a sua situação em longo prazo. Apostar em algo que não durará muito tempo reflete em mais gastos no futuro. Por isso, prefira um material que ofereça mais resistência desde o início!

Tirou as suas dúvidas sobre as diferenças entre o porcelanato e vinílico? Gostou do nosso conteúdo? Então, curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de todas as nossas novidades!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp