Passo a passo: aprenda a fazer corretamente a limpeza do porcelanato

Entenda por que o biombo decorativo pode ser a peça que falta na sua decoração. Leia agora mesmo o nosso post sobre o tema!
O que é e como usar biombo decorativo? Nós te explicamos!
22 de maio de 2019
Que tal ver algumas cores para cozinha que destacam o ambiente? Em nosso post, você ficará por dentro de algumas ótimas dicas para esse espaço. Confira!
Fique por dentro de 5 cores para cozinha que destacam esse ambiente
5 de junho de 2019
Confira o nosso passo a passo de como fazer limpeza do porcelanato corretamente. Leia este texto e saiba mais sobre o assunto!

Atualmente, uma grande tendência no mundo da decoração é o uso do porcelanato, seja na cozinha, seja no banheiro ou na área de serviço. Porém, muitas pessoas não sabem como realizar a limpeza do porcelanato de forma correta. Afinal, algumas perguntas surgem, como: é muito complicado realizar a manutenção desse tipo de piso? Como se deve proceder para não danificar a sua superfície? Entre outras questões que surgem para quem não tem muito conhecimento sobre o tema.

Antes de mais nada, é interessante saber que há muitos tipos de porcelanatos disponíveis hoje em dia no mercado. Pode-se encontrar os com textura fosca ou lisa com brilho, os com caráter antiderrapante, os específicos para ambientes internos ou externos, entre outras opções. Por conta de sua versatilidade, eles têm se tornado cada vez mais populares.

Além de belo, resistente e de ótima qualidade, o porcelanato também é acessível, ou seja, é uma opção bastante atraente. Por conta disso, é fundamental saber como limpá-lo corretamente de forma a garantir a sua beleza e tempo de vida útil durante o seu uso.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, leia esse texto e fique por dentro do passo a passo que preparamos especialmente para você de como limpar o porcelanato corretamente sem dores de cabeça!

Limpe na hora que sujar

Apesar de muitas vezes a preguiça falar mais alto, o mais indicado é realizar o procedimento de limpeza na hora que sujar a superfície do porcelanato. Isso acontece, pois, caso a limpeza não seja feita no momento certo, a sujeira ficará dura e, com o tempo, ocorrerá o acúmulo de mais camadas de sujeiras, o que torna a limpeza ainda mais trabalhosa e cansativa.

Sem contar que, se houver muita sujeira acumulada, o usuário pode se sentir disposto a limpar o porcelanato de forma equivocada, por exemplo, esfregando o material com muita força ou utilizando esponjas ásperas para acelerar o processo de limpeza. Esses procedimentos não são indicados, tendo em vista que podem danificar a superfície da peça com riscos e desgastes.

Por isso, assim que sujar, já pegue todo o material necessário para limpar o porcelanato com cuidado. Outro detalhe que deve ser mencionado é que algumas peças podem absorver as substâncias contidas na sujeira, como gordura, e causar manchas que não são removíveis.

Desse modo, o piso ficará manchado e com aparência de encardido. Por isso, preze por um local que esteja sempre limpo, proporcionando beleza à decoração do cômodo e mais bem-estar as pessoas que passam pelo ambiente

Evite certos produtos

É importante ter alguns cuidados para não utilizar produtos que possam danificar a superfície do porcelanato, como esponjas ásperas de aço, vassouras de piaçava, produtos de limpeza abrasivos, entre outros. Também deve-se evitar esfregar com muita força para não riscar o piso.

No caso do porcelanato branco, muitas pessoas têm o costume de utilizar água sanitária e sabão em pó para fazer a limpeza, porém, ambos os produtos citados devem ser evitados. O primeiro é um produto muito forte que com o tempo e uso constante na hora da limpeza pode ocasionar no futuro o amarelamento do piso branco, uma vez que se trata de um produto corrosivo. Com isso em mente, busque sempre os produtos de limpeza recomendados para esse tipo de procedimento específico.

Use as soluções de limpeza certas

Deve-se usar os produtos adequados ao realizar a limpeza do porcelanato. Algumas opções são o limpador multiuso e o detergente neutro. É preciso ainda ter o cuidado de diluir o produto em uso na água antes de aplicar sobre o piso. Ou seja, não aplique o produto diretamente no piso, pois ele pode manchar a peça com o tempo.

Para quem tem crianças pequenas em casa, pets, como gato e cachorro, uma dica é utilizar apenas uma solução de vinagre ou o álcool com água para limpar o porcelanato. Esses produtos, principalmente o vinagre, são menos agressivos tanto para as peças quanto para os animais e os humanos. Assim, eles evitam problemas como alergias de pele, como coceiras e vermelhidões, e, até mesmo, sensibilidades nos olhos ou no sistema respiratório.

Vale lembrar que é muito importante utilizar luvas nas mãos ao limpar o porcelanato com produtos químicos. Afinal, os produtos de limpeza podem irritar e causar outros problemas na pele decorrentes do contato por muito tempo. Por isso, proteja-se durante a limpeza.

Passe um pano molhado

Depois de passar o produto de limpeza diluído, passe ainda um pano molhado sobre todo o porcelanato para retirar a sujeira que foi amolecida pelo processo anterior. Em seguida, passe o pano molhado novamente para retirar qualquer resíduo de produto de limpeza que tenha ficado. É preciso ter esse cuidado a mais porque o resídio de produto químico sobre essas peças, pois elas podem manchar com o tempo.

Vale ressaltar que o pano não precisa estar encharcado, apenas úmido é o suficiente. Pode-se utilizar um rodo de limpeza para agilizar o processo com mais eficiência e rapidez.

Finalize com um pano seco com álcool

Caso não tenha limpado o chão com álcool, é interessante passar um pano seco com álcool por fim, depois de todos os outros procedimentos mencionados. O álcool, além de desinfetar, é um excelente aliado quando se quer combater acúmulo de sujeira ou retirar a gordura grudada sobre a superfície dos objetos.

Por isso, finalize a limpeza dessa forma a fim de garantir de que tudo está limpo, sem gordura e sem bactérias.

Com essas dicas, é possível limpar qualquer tipo de porcelanato sem dores de cabeça. Lembre-se ainda de utilizar os produtos mais indicados, como o limpador multiuso, o detergente neutro e o limpador para pisos, para realizar uma limpeza sem riscos de causar danos ao material.

Realizando os cuidados de manutenções diários, a tarefa de manter as áreas com o porcelanato limpas e belas não se torna um problema durante a rotina do dia a dia. Portanto, basta criar o hábito de limpar tudo após o uso e usufruir de uma casa cheirosa, bonita e limpinha.

Agora que você já sabe como realizar a limpeza do porcelanato de forma simples e prática, que tal ficar por dentro dos diferentes tipos de revestimentos para a sua casa? Confira e não fique de fora dessa!

 

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp