8 ideias de paredes decoradas para você dar um toque especial no ambiente

Escolher o tipo mais adequado de porcelanato para a sua casa é uma dúvida? Descubra as melhores dicas para escolher entre o porcelanato polido ou esmaltado!
Porcelanato polido ou esmaltado: qual o porcelanato ideal para cada ambiente?
31 de julho de 2019
A cozinha com ilha traz mais praticidade, funcionalidade e charme à sua casa. Confira as nossas dicas e comece a planejar a sua.
Veja estas dicas de decoração de cozinha com ilha para se inspirar
14 de agosto de 2019
ada de parede branca: confira em nosso artigo de hoje 8 ideias de paredes decoradas de forma bem especial! Acesse e saiba mais!

Não era um costume investir muito na decoração das paredes. As paredes decoradas limitavam-se à presença de quadros ou, mais antigamente, à aplicação dos papéis de parede. Estes últimos foram deixados um pouco de lado, voltando de vez em quando a ser tendência. Porém, hoje a moda é mesmo decorar as paredes com materiais e estilos diferentes.

Ornar a casa torna os ambientes únicos e especiais. A prática agrega estilo e personalidade aos cômodos, gerando conforto e receptividade também. A decoração da parede, por exemplo, não depende da aquisição de móveis ou objetos luxuosos e caros. Então, nada de muro branco: confira nossas 8 ideias para decorar sua parede de forma bem especial!

1. Aposte nas pedras naturais e seu visual rústico

No mercado são encontrados diversos tipos de pedras interessantes e que você pode escolher para a decoração de sua parede. As pedras naturais conferem um ar mais rústico e refinado ao ambiente, por exemplo. O efeito é sensacional! Há também a famosa “canjiquinha”, que possibilita múltiplas opções de uso. O “tijolo à vista” também dá aquele toque aconchegante e rústico.

Independentemente do estilo que você busca para as paredes, do moderno ao clássico, as pedras são uma ótima opção. Elas caem muito bem com praticamente todos os tipos de décor. Além disso, o uso das pedras nas paredes decoradas é uma alternativa bem prática. Sem contar que ela pode sair mais em conta que outras opções. Personalidade não faltará.

2. Use os mosaicos em suas paredes decoradas

Quando se fala em mosaico muitas vezes remetemos imediatamente a igrejas antigas e suntuosas. E realmente sua presença em tais construções é vasta. Mas o seu uso vai muito mais além. Esse padrão de decoração pode revestir objetos, estruturas maiores, o chão e, claro, as paredes. Isso vale para o quarto, a sala, a cozinha ou qualquer outro cômodo.

Ultimamente temos visto uma retomada forte no uso do mosaico na decoração interna ou externa das casas. Uma das maiores vantagens desse estilo é a enorme gama de possibilidades ao aplicá-lo. Os desenhos, formas e padrões podem variar infinitamente, conforme seu gosto, personalidade e imaginação. Aposte nos mosaicos, pois eles são uma tendência!

3. Invista nas possibilidades da cerâmica natural

Outra opção perfeita para o revestimento de sua parede é a cerâmica natural. Seu aspecto é único e pode aparecer até mesmo em decorações mais rústicas. Ou, se você busca um estilo vintage, invista neste material na forma de tijolinhos. As placas em seu formato básico, “cru”, também têm todo um charme especial. São ótimas para sala, cozinha e quarto.

A cerâmica conhecida como “tradicional” é usada em vários tipos de revestimento. Como nos azulejos que citamos e vasos, por exemplo. As do tipo “avançado” vêm de uma matéria-prima bem mais pura. É esta que gera a cerâmica tradicional. Neste caso ela é mais purificada, possibilitando a criação do porcelanato, nossa próxima dica de paredes decoradas.

4. Conheça todo o refinamento dos porcelanatos

Como já é sabido, o porcelanato é um revestimento que tem sua origem na cerâmica. No entanto, ele é bem diferente da versão natural daquele material. Seu acabamento é feito de forma mais específica, sendo mais refinado. O mais frequente é o uso do tipo brilhante de porcelanato. Se você quer acrescentar luxo às suas paredes, essa é a opção ideal.

É comum que esse material venha em placas grandes, devido à sua praticidade na aplicação. A escolha do rejunte faz toda diferença, evitando que as divisões fiquem marcadas. A delicadeza do porcelanato faz com que ele seja mais adequado para paredes de quartos e salas de estar. Há também versões mais resistentes, para cozinhas e banheiros.

5. Decore de modos diversos com os cimentícios

Essa é uma excelente escolha para você que busca modernidade nas paredes decoradas. O revestimento cimentício é produzido com o uso de concreto. Ótimo para revestir paredes, tanto da área interna quanto externa da casa. Altamente durável, ele também é muito resistente e não retém quase nada do calor. Seu custo também é uma grande vantagem.

Com os cimentícios é possível planejar todos os estilos possíveis de decoração. Além disso, trata-se de uma alternativa sustentável. Seu uso favorece a preservação das árvores e evita a exploração em demasia dos minérios. Aplicar os cimentícios é bem prático. Mas recomendamos que essa seja a fase final das obras na casa, para evitar a danificação do material.

6. Utilize os mais convencionais papéis de parede

Essa é uma das formas mais convencionais de se revestir paredes. É possível encontrar uma variedade grande de papéis de parede. Podem pender para qualquer estilo de decoração: das mais vibrantes, com muitos desenhos, até as mais leves, como as dos quartos infantis.

A decoração com papel de parede é uma alternativa dinâmica, apesar de tratar-se de uma técnica mais tradicional. Sua aplicação não apresenta complicações e o ambiente não precisa ficar sujo e bagunçado quando for decorado. As tintas costumam trazer este empecilho quando optamos por elas.

7. Considere a escolha das pastilhas na decoração

Esse material vem conquistando o gosto de muita gente nestes tempos. Sua produção tem sido grande por parte das empresas em função disso. As opções diversas de pastilhas agradam aos mais diferentes tipos de consumidor. É bem frequente a sua aplicação no banheiro e na cozinha. Aplicá-las é fácil, assim como realizar reformas e a limpeza delas.

As paredes decoradas com pastilhas permitem que você use e abuse de sua criatividade para combiná-las. É uma ótima forma de complementar o décor da cozinha. A diversidade do material presente no mercado bem extensa, vindo em várias formas, tons e proporções, além das estampas. Então, analise bem o projeto inteiro e não erre na escolha das cores, por exemplo.

8. Opte pelos painéis e biombos e sua praticidade

São várias as vantagens em se optar pelo uso de biombos ou painéis em sua decoração. Uma das principais é a sua função de criar ambientes diferentes dentro de um mesmo cômodo de forma prática. Eles também servem para você pendurar um espelho, um quadro ou outros elementos de decoração. O biombo traz muito aconchego ao ambiente.

Existem tipos de painéis e biombos que são “vazados”, permitindo assim que entre mais luz no local. Sem contar que o ambiente também fica mais ventilado. Esses objetos deixam as paredes decoradas e também podem ser facilmente removidos e realocados. Coloque-os no centro do cômodo para separar os ambientes de modo fácil e inteligente!

As paredes devem ser lembradas ao se planejar a decoração dos nossos ambientes. Elas não ocupam espaço, portanto, ter as paredes decoradas é essencial. Mostramos alguns tipos de materiais e elementos que podem ser utilizados nessa tarefa. Escolha agora qual deles combina mais com o seu estilo e personalidade!

E aí, gostou das nossas ideias de decoração em paredes? Temos à sua disposição todas essas opções e mais, para o lar ficar do jeito que você deseja. Fale conosco para obter informações, tirar dúvidas e conhecer o rico universo da decoração com revestimentos!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp