Entenda o que é paginação do piso e 8 formas para fazer

As fitas de LED são uma excelente alternativa para criar pontos de iluminação indireta que darão destaque à decoração da sua casa. Veja nossas dicas!
4 dicas de decoração com fita de LED para sua sala
25 de setembro de 2019
O revestimento mosaico funciona para quase todos os estilos de decoração. Descubra neste artigo como usar essa tendência na sua casa.
Veja 6 dicas de revestimento mosaico para usar em sua casa
9 de outubro de 2019
Alinhado, espinha de peixe, transpassado e chevron. Conheça esses e outros modelos de paginação de piso e inspire-se na escolha!

Um projeto de paginação do piso nada mais é do que um planejamento de como as peças serão encaixadas, podendo formar diferentes padrões e desenhos. Pensar na paginação é fundamental para garantir o melhor acabamento, independentemente do tipo de piso escolhido: porcelanato, cerâmica, vinílico, madeira etc.

Afinal, se você errar na distribuição das peças, o resultado da composição pode ficar pouco harmonioso, sem falar no desperdício de material. Pensando nisso, preparamos este post que explica a importância da paginação e lista os principais modelos para você se inspirar. Acompanhe!

Qual a importância da paginação no acabamento?

Fazer uma boa paginação do piso é um requisito para acertar no acabamento dos ambientes, sobretudo, se estivermos falando de peças estampadas e decoradas. Por exemplo, se os pisos apresentam desenhos diferentes, a paginação será a responsável por organizar a distribuição antes do assentamento, evitando que se formem padrões indesejados, como repetições exageradas e sem harmonia.

Acertar na paginação também é imprescindível para tirar o máximo proveito das peças e prevenir o desperdício com os cortes de material. Inclusive, na hora de comprar os pisos, planeje bem a quantidade que você vai precisar e conte com peças extras para o caso de imprevistos. Isso é importante porque, se faltar peça, nem sempre é garantido que a loja terá no estoque o mesmo lote do produto de imediato.

Quais os principais tipos de paginação do piso?

Vamos agora aos modelos mais conhecidos de paginação de piso para inspirar o seu projeto.

1. Alinhada

A paginação alinhada é o formato tradicional e mais conhecido. Nesse modelo, todos os pisos são assentados de forma regular, com bordas alinhadas. As composições nesse estilo são clássicas e versáteis para combinar com qualquer estilo de decoração, principalmente em projetos clean e minimalistas.

As peças mais utilizadas para as paginações alinhadas são os porcelanatos e cerâmicas extensas. Isso porque o efeito retilíneo aliado aos grandes formatos das peças traz amplitude e estabilidade para os ambientes, deixando-os como uma “página branca” pronta para a composição do restante do décor, principalmente se você optar por peças lisas e de cores neutras. Por esse motivo, é um dos tipos de paginação mais escolhidos pelos designers de interiores.

2. Vertical

A paginação vertical é pouco utilizada em pisos, embora seja comum no revestimento de paredes. É feita com peças retangulares, tendo como eixo os lados de maior medida das placas, o que causa o efeito de verticalidade. Quanto maior for a proporção entre as medidas das peças, maior será o efeito vertical da composição.

3. Horizontal

Nesse modelo de paginação, as peças são alinhadas conforme o eixo horizontal das placas, causando um efeito de aumento visual da largura da superfície. A paginação horizontal também é muito utilizada em paredes e em ambientes menores, como banheiros e lavabos, dando a impressão de continuidade e amplitude.

4. Diagonal

A paginação de piso em diagonal não é muito indicada pelos designers de interiores, a menos que o projeto exija esse padrão. Isso porque, apesar de causar um bonito efeito visual, esse tipo de paginação gera muito desperdício devido ao corte das peças. Para você ter uma ideia, nas paginações anteriores, a média de desperdício com os recortes é de 10% do material, enquanto na diagonal esse percentual vai para 25%.

5. Espinha de peixe

É o famoso “zig zag” em estilo europeu, que tem origem nos séculos passados e recentemente voltou com tudo no design de interiores. Esse tipo de paginação é recomendado para o assentamento de pisos em formatos retangulares. O resultado é clássico e elegante, mas sem abrir mão da personalidade e do estilo.

6. Escama de peixe

A paginação de piso em escama de peixe também é indicada para pisos retangulares e segue a mesma tendência da composição anterior. A diferença é que as peças ficam dispostas na horizontal e na vertical, formando um ângulo de 90 graus, e começando sempre pelas laterais.

7. Transpassada

Muito utilizada em pisos de madeira ou que reproduzem esse material, a paginação transpassada consiste em colocar dois pisos lado a lado, um desencontrando o final do outro. O resultado é sofisticado, diferenciado e muito inovador, trazendo doses extras de estilo e originalidade para o seu décor.

8. Chevron

Nesse tipo de paginação, as extremidades das peças são cortadas em 45 graus, encaixando-se umas nas outras de modo que não se sobreponham. O resultado forma uma linha contínua, o que favorece as sensações de amplitude e leveza nos ambientes. Por isso, o modelo chevron é muito utilizado para assentar pisos em ambientes menores.

Por que é essencial contar com profissionais especializados?

Como a paginação do piso é planejada em uma planta baixa, é essencial contar com profissionais especializados para compor o documento. É essa planta que vai indicar onde a primeira placa será colocada, sinalizando as subsequentes e funcionando como uma guia para o trabalhador que vai assentar os pisos.

O mesmo acontece com as paredes da casa, sendo feita uma planta de revestimento para indicar a colocação da primeira placa. Até dá para fazer esse trabalho sozinho se você tiver boas noções de espaçamento e desenho. Mas, para ter certeza de que o resultado ficará perfeito, o ideal é contratar mão de obra especializada para fazer as demarcações e colocar a mão na massa.

Além de garantir um acabamento impecável, esses profissionais têm o conhecimento técnico necessário para fazer a paginação e o assentamento com o menor desperdício possível, sempre priorizando a estética, a segurança e a durabilidade dos pisos. Ou seja, o custo-benefício da contratação compensa, pois é certo que você não terá retrabalho ou prejuízo depois.

Como estamos falando de pisos e revestimentos nobres, não dá nem para pensar em desperdiçar as peças com um assentamento mal feito, certo? Por isso, escolha muito bem os profissionais que farão o serviço. Eles devem ser habilidosos, organizados e caprichosos, já que o trabalho de assentamento é minucioso, principalmente se você escolher um modelo mais detalhado de paginação do piso.

Está nessa etapa da obra? Então, entre em contato conosco, pois podemos ajudar!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp