Revestimento de parede externa: saiba como escolher o modelo ideal

O revestimento mosaico funciona para quase todos os estilos de decoração. Descubra neste artigo como usar essa tendência na sua casa.
Veja 6 dicas de revestimento mosaico para usar em sua casa
9 de outubro de 2019
Para que você entenda melhor o que é eflorescência, como surge e como evitar seu aparecimento, confira as dicas de nosso post!
O que é eflorescência? Saiba como evitar
6 de novembro de 2019
Procurando ideias para decorar a parede externa da sua casa? Leia este artigo e confira opções de revestimento para inspirar-se!

A decoração das partes externas de uma casa merece tanta atenção quanto os ambientes internos. A fachada, por exemplo, quando bem executada, deixa o imóvel mais bonito e valorizado, assim como as paredes das áreas de jardim, piscina e área gourmet. Uma boa solução é apostar em um revestimento de parede externa que decora, é resistente e está na moda.

Existem muitas opções de revestimentos para esses locais, mas a dica é sempre escolher algo durável e resistente à ação do tempo, já que serão expostos ao sol e à chuva. As pedras naturais e os porcelanatos são excelentes opções, mas como escolher entre tantos modelos? Continue a leitura e descubra as principais tendências e com quais estilos mais combinam!

Pedras naturais

As pedras naturais são as preferidas quando o assunto é área externa. Utilizar esse material em fachadas, jardins, áreas gourmets ou churrasqueiras não é algo novo, porém, a cada ano, novas pedras e cortes são explorados na decoração, conquistando mais públicos e se adequando a quase todos os estilos.

Há inúmeras opções disponíveis e, a seguir, explicaremos as principais, mas, além das que vamos citar, existem pedras vulcânicas, seixos rolados, basalto, ardósia, entre outras. Variam também os cortes, que podem ser em filetes, em mosaicos ou em peças regulares. Quanto à fixação, é possível colocar com ou sem relevo, sendo que no primeiro caso se cria um movimento que fica muito bonito.

Pedra São Tomé

Um dos cortes mais utilizados atualmente é o do tipo canjiquinha ou filetes. Ele pode ser feito com diferentes materiais, mas a Pedra São Tomé é uma das mais utilizadas nessa situação. Disponível em várias cores, ela fica muito bem em praticamente todas as áreas externas, inclusive, pode servir para revestir uma churrasqueira ou jardim de inverno.

A Pedra São Tomé branca e amarela combina muito bem com decorações clássicas e tradicionais, mas nada impede que ela seja colocada em situações mais modernas e contemporâneas. A cor rosa e a mesclada são mais descontraídas e são uma opção versátil, tanto para fachadas quanto para jardins e piscinas.

Pedra Ferro

Como o próprio nome já diz, essa pedra tem cores que lembram o ferro. Na verdade, ela é a Topázio após passar por um processo de oxidação que a deixa com essas tonalidades de marrom e preto. Ao contrário da São Tomé, essa pedra não se encaixa em todas as decorações e deve ser usada com cautela para não causar estranhamento e cansaço.

Por ter esse aspecto de ferrugem, ela combina perfeitamente com as decorações industriais e urbanas. Em fachadas, ela terá grande destaque e pode ser combinada com paredes cinzas. Ao escolhê-la, tenha um cuidado com a iluminação que deve ser usada para destacar o material, e não o escurecer ainda mais.

Pedra Portuguesa

Essa é uma utilização inusitada da Pedra Portuguesa, mas se você procura algo de bastante personalidade, com um toque contemporâneo ou cosmopolita, gostará muito dessa opção. Esse é aquele material das calçadas de cidade como São Paulo e Rio de Janeiro, mas que agora tem sido utilizado em fachadas e paredes externas, em formato de mosaico ou em peças mais regulares.

Mármore

Uma solução que nunca sai de moda é o mármore. Disponível em diversas cores e com acabamentos que vão do rústico ao polido, a beleza dos veios e marcas naturais dessa pedra conquista a todos. Ela é clássica, porém, dependendo da cor escolhida, combina bem com decorações mais modernas também.

Porcelanatos

Devido à grande variação de cores, de formatos e de estilos, o porcelanato tem ganhado muito espaço na área de revestimento de parede externa. A resistência e durabilidade são outros pontos fortes. Portanto, vale a pena considerá-lo na hora de escolher a decoração.

Um dos modelos mais utilizados são os que imitam materiais naturais, como pedras e madeiras. Alguns são tão fidedignos que têm até a textura parecida, de forma que agradam tanto visualmente quanto no toque. Existem três tipos de acabamento: rústico, acetinado e polido, sendo este último não recomendado para áreas externas, pois o brilho característico desse modelo não resiste às ações do clima.

Para um belo efeito, é preciso ficar atento à colocação desse revestimento, que deve ser feita por uma equipe especializada. O espaço entre as peças e o assentamento correto é que garantirá a qualidade e a beleza do material nas paredes.

Por fim, você também pode escolher porcelanatos com motivos em mosaico ou os que imitam cimento queimado, placas de ferro e tijolo à vista. Não faltam opções e o que manda é o seu estilo e o que você espera da decoração.

Revestimentos cimentícios

Outra tendência muito forte em revestimentos de paredes externas são os cimentícios. Estamos falando de placas feitas de concreto misturado com outros elementos como vidro, e pedras naturais para um efeito diferenciado em cores e texturas. É possível encontrar esse revestimento em vários modelos, com ou sem relevo, com formas curvilíneas, retas e com mosaicos.

Esse é um material muito relacionado à decoração industrial, mas, devido à variedade de tipos de placas, é possível usá-lo em quase todos os estilos. Ele é capaz de levar muita sofisticação para seu lar. Além disso, sua produção é mais sustentável que a do porcelanato, por exemplo.

Modelo ideal

As pedras naturais, os porcelanatos e os cimentícios são os revestimentos que estão mais em alta na decoração de parede externa por suas características duráveis. Esse é o principal ponto para ficar atento, pois não adianta investir em algo bonito se ele não for adequado para aguentar a exposição ao sol e à chuva.

Além disso, é preciso entender o estilo de decoração pretendido. Assim, é possível eliminar algumas opções na hora de escolher. Você encontrará opções tanto para personalidades mais tradicionais quanto para as mais arrojadas. Um projeto em 3D pode ajudá-lo a visualizar o resultado.

Na hora de comprar o revestimento de parede externa, prefira lojas especializadas como a Ekológica Revestimentos. A equipe está preparada não apenas para orientá-lo sobre tendências e combinações, mas também para indicar a quantidade correta e acompanhar a entrega e a colocação, com profissionais capacitados para todo o serviço.

Com as melhores marcas de porcelanato, pedras naturais e cimentícios, a Ekológica pode ajudá-lo a escolher o melhor revestimento de parede externa para sua casa. Entre em contato agora mesmo!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp