Veja 6 dicas de revestimento mosaico para usar em sua casa

Alinhado, espinha de peixe, transpassado e chevron. Conheça esses e outros modelos de paginação de piso e inspire-se na escolha!
Entenda o que é paginação do piso e 8 formas para fazer
2 de outubro de 2019
O revestimento mosaico funciona para quase todos os estilos de decoração. Descubra neste artigo como usar essa tendência na sua casa.

O revestimento é um elemento decorativo que agrega sofisticação e beleza para sua casa, transformando as paredes ou os pisos. Um estilo que tem conquistado as residências é o revestimento mosaico, que conta com formatos, cores e modelos para agradar todos os gostos.

Mosaico é a utilização de pequenas peças, irregulares ou não, que cobrem uma superfície formando um desenho, estampa ou padronagem. O resultado na decoração é um efeito de textura e movimento, que deixa o lar bonito e elegante. Essa forma de decorar vem sendo usada desde o Império Romano, sendo adaptada ao estilo e costumes de cada época.

Atualmente, existem muitos modelos de mosaicos, variando o formato, material, modo de aplicação e cores. Para ajudá-lo a entender e escolher, confira nossas 6 dicas para usar esse tipo de revestimento.

1. Revestimento mosaico em pedra natural

Os mosaicos em pedra natural podem ser rústicos ou muito sofisticados. As pedras rústicas combinam melhor com fachadas ou outras áreas externas. Com um tratamento acetinado ou brilhante, é possível ter lindas composições para banheiros, cozinhas, hall de entrada e até em salas.

Duas pedras bastante utilizadas em seus formatos natural e rústico são a Canjiquinha e a Pedra de São Tomé. Encontradas em várias cores, o relevo e textura que naturais dessas pedras deixam tudo ainda mais interessante. É possível também variar a cor propositalmente, deixando a composição divertida.

A pedra portuguesa, antes utilizada apenas em calçadas, agora tem ganhado espaço nos revestimentos dos lares modernos ou com estilo industrial. O visual que mostra que foi necessário colocar as peças uma por uma é o charme desse mosaico. A pedra ferro é outra sugestão para esse estilo de decoração.

Já o mármore e o granito, por serem clássicos e sofisticados, podem ser usados em ambientes internos, inclusive numa mistura dos dois. O mármore é poroso, sendo recomendado para áreas secas. O único cuidado ao usar pedras dentro de casa é com a temperatura, pois elas deixam o ambiente mais frio.

2. Mosaico Patchwork

O mosaico Patchwork é aquele em que o desenho de cada peça do revestimento é diferente da outra, formando uma impressão de colcha de retalhos. Ele é encontrado em porcelanato, em cerâmica e em ladrilho hidráulico. Tem um aspecto divertido e descontraído, mas dependendo da cor escolhida, se encaixa muito bem em todos os estilos de decoração.

Cozinhas e áreas gourmets combinam bastante com um mosaico Patchwork, mas você também tem a possibilidade de utilizá-lo em banheiros e até em salas, dependendo das cores e desenhos. Por ser mais colorido e estampado, a recomendação é utilizá-lo em detalhes e em paredes não muito grandes.

3. Mosaico misturando materiais

Muito modernos e sofisticados são os mosaicos que misturam materiais: porcelanato com partes em espelho, pedras naturais com peças em inox, mistura de diferentes pedras, porcelanatos, vidros e outros materiais.

Os revestimentos desse tipo são encontrados em peças bem pequenas, como pastilhas, ou em formas maiores. Além das texturas variadas, ele também pode apresentar um relevo e ser formado por peças em diferentes formatos, como redondo, quadrado, hexagonal, triangular, entre outros.

Por chamar mais atenção, o revestimento mosaico com mistura de materiais é ideal para revestir a parede do banheiro ou até a da sala de estar e jantar, transformando a parede em questão no ponto focal do cômodo.

4. Mosaico em formatos diferentes

Muito além dos retangulares, quadrados ou redondos, as composições com formatos diferentes podem ser o que você precisa para levar personalidade para sua casa. Os hexagonais, por exemplo, são uma tendência forte e são encontrados em diferentes tamanhos e materiais.

Outros revestimentos mosaicos têm peças em formatos curvilíneos que se encaixam e causam uma sensação de movimento. Esses modelos, geralmente, são vendidos em placas retangulares, mas que ficam imperceptíveis quando aplicadas.

5. Mosaico formado pelo tipo da aplicação

Uma forma de criar mosaicos é ousar na aplicação. Em vez de colocar as peças alinhadas, elas podem formar um desenho específico ou uma padronagem geométrica. Dependendo da forma como o revestimento é colocado, ele ajuda a aumentar ou diminuir visualmente o cômodo.

Duas formas de criar composições de maneira diferente e que são tendências são em chevron e em espinha de peixe. O chevron é o modelo em zig-zag em que as peças são alinhadas formando espécies de V’s emendados na parede.

A espinha de peixe é parecida, mas com a diferença que as peças são intercaladas, dando uma impressão verticalizada, enquanto no chevron a sensação é horizontalizada. Outra ideia sobre aplicação é criar formas em espiral ou até mesmo usar pastilhas coloridas para compor um desenho específico, por exemplo.

6. Revestimento mosaico com efeito 3D

Outro modelo de revestimento mosaico que é tendência é o 3D. Aqui, a composição tem um efeito de relevo, sem necessariamente ter essa saliência. É como se o desenho estivesse saindo da parede. Em alguns casos realmente há essa textura, porém, em outros, é apenas uma ilusão de ótica.

É ótimo para aumentar a sensação de amplitude de ambientes pequenos, mas em cores escuras é capaz de causar o efeito contrário. É possível encontrar mosaicos 3D nos mais diferentes materiais, desde pedras até madeiras. São modernos e é possível utilizá-los até para substituir ou complementar um painel de televisão, cabeceira da cama e assim por diante.

Dependendo do tipo escolhido, o revestimento mosaico fica bem em praticamente todos os espaços. A dica é combinar com o restante da decoração e observar se o tipo do material é adequado ao espaço. É possível ousar e dar total destaque a uma parede com composições coloridas, em 3D ou materiais diferentes ou, ainda, ter algo discreto com cores claras e materiais clássicos como o mármore.

No momento da compra, opte por uma loja especializada que saberá orientá-lo para ter um resultado bonito e agradável. A Ekológica Revestimentos conta com equipe treinada para atendê-lo, podendo inclusive fazer a medição da obra e o acompanhamento da mão de obra, garantindo que tudo saia da melhor maneira possível.

Entre em contato agora mesmo ou vá até uma de nossas lojas e saiba mais sobre o revestimento mosaico e o trabalho da Ekológica Revestimentos.

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp