Veja estas dicas de decoração de cozinha com ilha para se inspirar

ada de parede branca: confira em nosso artigo de hoje 8 ideias de paredes decoradas de forma bem especial! Acesse e saiba mais!
8 ideias de paredes decoradas para você dar um toque especial no ambiente
7 de agosto de 2019
Medir os ambientes, preparar o contrapiso e fazer a colagem das peças. Acompanhe o post e veja como é fácil realizar a instalação de piso vinílico!
Como fazer a instalação de piso vinílico corretamente?
21 de agosto de 2019
A cozinha com ilha traz mais praticidade, funcionalidade e charme à sua casa. Confira as nossas dicas e comece a planejar a sua.

Se você gosta de acompanhar blogs e revistas de decoração, já deve ter ficado com vontade de fazer uma reforma para ter uma cozinha com ilha em sua casa. Saiba que esse modelo não apenas deixa o ambiente mais bonito, com ares de cozinha profissional, como torna sua rotina mais funcional, facilitando o preparo das refeições.

Além disso, torna seus encontros em casa com amigos e familiares mais divertidos, pois, dependendo do projeto, você poderá receber as pessoas na cozinha e aproveitar melhor os momentos juntos enquanto prepara a comida.

Neste artigo, vamos mostrar a você como é possível ter uma cozinha com ilha e dar algumas dicas sobre o seu uso. Confira!

Entenda o que é a cozinha com ilha

Sabe aquele estilo de cozinha muito visto nos filmes ambientados nos Estados Unidos? São as cozinhas com ilha, geralmente criadas em ambientes espaçosos, cheias de armários por todos os lados e muito charmosas, com uma decoração rica. Ao olharmos esse tipo de ambiente, até dá mais vontade de cozinhar e convidar mais pessoas para visitar nossa casa, não é mesmo?

Planejar uma cozinha com ilha é possível em quase todos os tipos de imóveis. Alguns, dependendo do tamanho, podem demandar alguma reforma para abertura de paredes. Mas você pode ter certeza de que vale a pena, em especial se quiser dar mais amplitude à sua casa, trabalhando bem a integração entre a sala e a cozinha ao utilizar pisos diferenciados e móveis charmosos.

Com esse modelo, você ganhará praticidade, espaço e funcionalidade, deixando sua casa moderna e acolhedora.

Saiba como ela ajuda a otimizar o espaço

Usar bem os espaços que você tem em sua casa é uma das principais razões de ter uma cozinha com ilha. Você pode até não conseguir visualizar isso, caso more em um local aparentemente pequeno, mas certamente a bancada de apoio no centro da cozinha contribui com a organização, pois permite que tenha mais armários disponíveis.

Além disso, você poderá integrá-la a outros ambientes, como a sala de estar ou de jantar, possibilitando um clima mais descontraído ao receber convidados. Por fim, tanto nos casos em que ela cumpre o papel de balcão quanto nos projetos em que ela recebe o cooktop ou a pia (até mesmo ambos), você terá mais espaço para cozinhar, usar e guardar seus eletrodomésticos.

O importante, qualquer que seja a sua escolha, é que o planejamento seja feito com o apoio de um profissional (arquiteto ou designer de interiores), que possa avaliar as melhores opções. Além disso, será preciso verificar a passagem do encanamento, os revestimentos, entre outros detalhes.

Use como uma charmosa mesa de jantar

É uma excelente alternativa para integrar a cozinha a uma sala de jantar, com aproveitamento de espaço e possibilidade de criar um ambiente, ao mesmo tempo, amplo e charmoso. Para imóveis que têm a cozinha ou a sala pequenas, pode ser uma opção, pois a abertura da parede dará a sensação de amplitude.

A decoração, nesse caso, será primordial para causar o efeito esperado. Será preciso elaborar um projeto que contemple pisos e cores nas paredes que tornem os espaços harmônicos, sem que necessariamente você tenha que usar tudo igual.

Usar a cozinha com ilha como sala de jantar vai permitir que você receba os familiares e os amigos com maior integração, tornando as confraternizações mais alegres, sem que alguém tenha que ficar isolado na cozinha enquanto os demais se divertem.

Ganhe mais espaço para cozinhar

As ilhas são perfeitas para dar uma sensação de que você tem mais espaço para tudo em sua cozinha. Nos casos em que ela recebe a pia e o cooktop, você fica com o restante das bancadas livres para espalhar seus utensílios, alimentos e eletrodomésticos.

A ilha também poderá ser usada como apoio para cozinhar, além de receber prateleiras, gavetas, armários e o que mais a sua imaginação contemplar, atendendo a suas necessidades de espaço na cozinha. Assim, você tem a garantia de um ambiente mais funcional e com maior acessibilidade, já que a ilha poderá ser alcançada por todos os lados.

Escolha um design de acordo com o tamanho disponível

O tipo de cozinha com ilha escolhido deve estar de acordo com o tamanho dos ambientes que tem em casa e com as suas necessidades e desejos. Em geral, é preciso que haja, pelo menos, 9 metros quadrados para que seja possível desenvolver um projeto interessante para o imóvel, sem atravancar a passagem, ou seja, permitindo a livre circulação.

Assim, não haverá frustrações em relação à funcionalidade e à praticidade tão desejadas ao fazer esse tipo de cozinha. Daí a importância que mencionamos de contar com um profissional especializado para ajudar no seu planejamento.

Opte por um modelo de cozinha com ilha

Por fim, agora que você já entendeu como a cozinha com ilha pode proporcionar mais espaço e charme na sua casa, é hora de escolher qual o modelo mais adequado para o seu imóvel e o seu estilo de vida. Confira alguns modelos:

  • balcão, banca ou bancada: serve para apoio para o preparo dos alimentos, além de fazer as refeições e receber visitantes em torno da cozinha;
  • gourmet: são as maiores, onde costumam ser instalados a pia, o cooktop e a coifa, além de um espaço para balcão, tornando-a o lugar ideal para quem gosta de cozinhar;
  • divisória: ideal para as cozinhas menores, servem para integrar aos demais ambientes, como sala de jantar ou de estar, dando uma sensação de amplitude e promovendo o maior convívio entre as pessoas;
  • integrada: é uma mistura de balcão com gourmet e, por isso, exige uma cozinha grande para ser instalada (dependendo dos casos, pode servir até mesmo como mesa de jantar junto às outras funções).

Como você pode ver, ter uma cozinha com ilha é possível em quase todos os tipos e tamanhos de imóveis. É preciso, apenas, ter criatividade e contar com a ajuda de um profissional para elaborar o projeto que atenda às suas necessidades e ao seu desejo de transformar a sua casa em um ambiente agradável, moderno e acolhedor.

O que achou das nossas dicas? Está pensando em fazer uma transformação na sua cozinha? Compartilhe o post em suas redes sociais e confira a opinião dos seus amigos!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp