Decoração com plantas: saiba como criar um jardim na sua casa

Na sala, quarto, cozinha e até no banheiro: aprenda como usar os painéis decorativos em diferentes ambientes e com diversas funções.
5 ideias para usar painéis decorativos em sua casa
4 de setembro de 2019
Seu banheiro tem pouco espaço e você deseja decorá-lo? Descubra neste post alguns dos melhores modelos de cuba para banheiro pequeno!
Conheça os melhores modelos de cuba para banheiros pequenos
18 de setembro de 2019
Quer criar um jardim em casa mas não sabe como? Então, acompanhe em nosso artigo algumas dicas incríveis para fazer uma decoração com plantas.

A decoração com plantas tem ganhado cada vez mais destaque no design de interiores. Isso acontece porque as plantas deixam o ambiente mais aconchegante e agradável, trazendo mais tranquilidade e equilíbrio para o lar. Assim, proporcionam mais bem-estar para todos os moradores da casa.

Vale ressaltar que elas podem ser utilizadas tanto dentro de casa quanto no ambiente externo. Portanto, é preciso se informar sobre os tipos de plantas mais indicadas para cada tipo de ambiente.

Para ajudar, preparamos algumas dicas de como decorar com plantas e como escolher as mais adequadas para cada situação. Então, se você ficou interessado, acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Jardim vertical

O jardim vertical é uma grande tendência nos ambientes externos, como as varandas em apartamentos e na área de lazer de uma casa. Afinal, é uma forma de deixar esses cantinhos cheios de charme e de natureza.

Uma dica é criar uma estrutura com materiais recicláveis, como os pallets, pois, assim, é possível atribuir um destino sustentável a um produto que seria simplesmente descartado. Além disso, o meio ambiente agradece a diminuição de lixo.

O jardim vertical pode conter vasinhos ou, então, o próprio canteirinho para a planta. Nele, pode-se plantar temperos de uso cotidiano na cozinha, como:

  • tomilho;
  • pimenta;
  • hortelã;
  • salsa;
  • coentro;
  • espinafre;
  • entre outros.

Plantas em vasos

As plantas em vasos podem ser utilizadas pela varanda ou pelo quintal. Há ainda a liberdade em optar por diversos modelos, materiais e tamanhos de vasos. Uma rosa do deserto, por exemplo, fica linda enfeitando a varanda do apartamento, onde há iluminação natural. Pode-se, até mesmo, ter um pezinho de romã em vaso, que traz beleza e sorte para a casa.

No caso de colocar pratinhos debaixo do vaso para evitar a sujeira no piso, é preciso ter alguns cuidados para evitar a proliferação de mosquitos que transmitem doenças, como dengue, zika e chikungunya.

Para isso, uma dica é colocar uma colher de sobremesa de café ou de bicarbonato de sódio em cada pratinhos. Isso faz com que a água que acumular no local não seja ideal para o desenvolvimento do mosquito. Porém, para não ter nenhum risco, lembre-se de limpar de meses em meses os pratinhos com água sanitária.

Plantas suspensas

Outra maneira de decorar e enfeitar com plantas é por meio de pendentes nas paredes e nos tetos. Nesse caso, é interessante optar por plantas que tenham um tipo de caimento, como o tomate-cereja, o morango e a samambaia. Para quem tem muitos pets em casa, essa é uma solução bastante prática, uma vez que evita a possibilidade de o pet se interessar pela plantinha.

Opte por suportes que complementem o estilo de decoração do ambiente. Por exemplo, no caso de uma decoração rústica, prefira pendentes de corda e palha. Já em ambientes mais modernos, use materiais de aço.

Decoração com plantas em ambientes fechados

Quem não tem varanda em casa também pode decorar com plantas. Porém, é preciso ter um cuidado maior na hora de selecionar o tipo ideal, pois o indicado é escolher as que gostam de sombra.

Duas plantas que ficam lindas dentro de casa são a orquídea e a wanda. A primeira enfeita qualquer ambiente de forma simples, basta um vasinho. Ela gosta de luz indireta, pouca água e local ventilado. Assim, pode ficar na sala de estar ou de jantar, no hall de entrada, no banheiro etc. A segunda também prefere sombra e pouca água. A diferença é que ela não precisa de vasinho. Ela deve ser pendurada em um suporte no teto ou na parede.

Com essas dicas, fica muito simples e prático incluir as plantas na decoração, não é mesmo? Então, comece o quanto antes a enfeitar a sua casa com muito verde!

Agora que você já sabe como realizar uma bela decoração com plantas, que tal conferir algumas dicas de como utilizar a geometria no visual dos ambientes? Leia e saiba mais sobre o assunto!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp