Confira 4 dicas de paisagismo para aplicar em jardins

Você sabia que os pisos permeáveis são uma solução ecológica muito importante em áreas com risco de enchente? Conheça mais agora mesmo!
Qual é a função dos pisos permeáveis e onde aplicar?
23 de janeiro de 2019
Sonha com uma banheira em casa? Conheça agora os principais tipos de banheiras e as características de cada uma para escolher a melhor para você!
Fique por dentro dos principais tipos de banheiras que existem
6 de fevereiro de 2019
Que tal transformar o seu jardim em um espaço de relaxamento? Confira quatro dicas de paisagismo e decoração para esse espaço!

Muito além de plantar grama e distribuir plantas, o jardim da sua casa pode ser decorado para ser um ótimo lugar de descanso e relaxamento. Seguindo algumas dicas de paisagismo e investindo em um projeto, é possível criar um ambiente com bom equilíbrio entre as vegetações certas, objetos decorativos e elementos de convivência, como redes, bancos e pufes.

As plantas são a linha condutora do jardim. Então, vale a pena visitar alguns viveiros para conhecer as folhagens, flores e árvores que mais lhe agradam e combinam com seu estilo. Feito isso, é hora de analisar o espaço e tentar imaginar como você gostaria que ficasse. Para ajudá-lo nessa etapa, confira algumas dicas de paisagismo que você pode usar no seu jardim.

1. Use seixos, pedras e vasos variados

Nem só de plantas é feito um jardim e elas também não devem ficar somente no chão. Por isso, aposte em vasos de diferentes tamanhos e materiais, como plástico, barro e louça. Se fizer o seu estilo, ouse e acomode flores também em um regador vintage ou numa xícara antiga. Escadas de madeira, degraus, ganchos nas paredes e prateleiras podem acomodar os vasos.

Já os seixos e as pedras ajudam a criar setores no quintal, formando canteiros ou delimitando áreas de passagem. Aposte em rochas ou pedras com formatos diferentes para acomodar vasos e fazer composições.

2. Inclua objetos decorativos e de convivência

Para dar um charme a mais ao jardim, essa dica de paisagismo sugere incluir alguns elementos decorativos como esculturas, vasos diferentes, luminárias e chafariz. É uma forma de tornar o espaço sofisticado e atraente. Não é preciso muito, já que o foco nessa área da casa é a natureza e nem todos os estilos combinam com isso, mas analise com carinho o que pode agregar ainda mais valor ao espaço.

Já os objetos de convivência são formas de incentivar os moradores a ocupar o jardim. Por isso, inclua mesas, bancos, pufes, cadeiras ou redes. Tudo depende do tamanho do espaço e do estilo de vida. Tomar uma bebida no quintal no final da tarde ou ler um livro na rede são ótimas atividades para relaxar.

3. Dê atenção ao chão e à parede

O próximo passo para ter um belo jardim é entender que as áreas em volta e as paredes próximas a ele também ajudam a compor o ambiente. Então, aposte em bons revestimentos e que combinem com o estilo.

Algumas opções são as cerâmicas e pedras naturais, os cimentícios e porcelanatos com acabamentos que imitam a madeira ou pedras, por exemplo.

Outra ideia é usar painéis de madeira nas paredes ou como divisórias, um truque interessante caso queira uma área mais privativa no jardim.

4. Aposte em uma horta de orgânicos

Quem não gosta de ter temperos fresquinhos sempre à mão? Ou até mesmo verduras e legumes? Você pode aproveitar o espaço para ter uma horta. Cheiro verde, hortelã, orégano e manjericão são fáceis de cultivar e aromatizam não só a sua comida, mas também o ambiente.

Você também pode plantar pimentas, tomate-cereja, couve-manteiga, capim-cidreira, frutíferas e tubérculos. Tudo depende do tamanho do espaço que você reservar à horta, mas o prazer de cuidar e colher dará mais significado ao seu jardim.

Como você viu, um jardim precisa de diversos elementos além das plantas. Mesmo que você queira algo essencialmente natural, variar as espécies ajuda a tornar o ambiente mais bonito e convidativo. O truque, em todos os casos, é misturar algumas texturas e materiais, formando pontos de visão que transformam um simples jardim em uma linda vista externa.

Gostou dessas dicas de paisagismo para aplicar no seu projeto de jardinagem? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude-os a ter espaços mais bonitos e aconchegantes!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp