Saiba como elaborar um lindo projeto de iluminação para casa

Leia nosso post e descubra em quais ambientes da sua casa você pode usar as pedras naturais na decoração!
Pedras naturais: em quais ambientes posso usar?
9 de janeiro de 2019
Você sabia que os pisos permeáveis são uma solução ecológica muito importante em áreas com risco de enchente? Conheça mais agora mesmo!
Qual é a função dos pisos permeáveis e onde aplicar?
23 de janeiro de 2019
Saiba por que você deve dar atenção especial para o projeto de iluminação da sua casa

Tão importante quanto os móveis e objetos em um projeto de interior é a iluminação. São as luzes certas e bem posicionadas que melhoram a experiência em cada cômodo, além de ajudar a ampliar visualmente o ambiente, deixar o espaço aconchegante e muito mais bonito. Por isso, a iluminação para casa precisa ser pensada com muito cuidado e atenção.

Para conseguir o efeito desejado, é importante elaborar um projeto considerando a utilização e o tamanho do ambiente, a disposição dos móveis e objetos e então avaliar possibilidades de variação de efeitos. Confira as dicas a seguir de iluminação para casa.

Crie novos pontos de luz

Criando pontos de luz no ambiente você pode iluminar mais, ou menos o cômodo, conforme a sua necessidade. Por exemplo: na sua sala de jantar, coloque spots acima do buffet e pendentes sobre um balcão. Na sala de estar, você pode ter a luz central, spots nas laterais do cômodo e uma bela luminária em um canto da sala.

Para os quartos, considere a luz central, um reforço sobre a penteadeira e guarda-roupa e aposte em lâmpadas amareladas nos pendentes ao lado da cama. No banheiro, procure deixar a área do banho levemente escura, assim aumenta o relaxamento. Já a cozinha e o escritório podem precisar de mais claridade para você executar as tarefas.

Ilumine conforme a utilização do cômodo

Existem dois tipos de lâmpadas brancas: as frias e as quentes. Os nomes não dizem respeito à sua temperatura, mas sim à sua cor. As de tonalidade quente são amareladas e deixam o ambiente mais intimista e aconchegante. Por outro lado, as brancas frias são recomendadas para locais onde é necessária maior atenção e claridade.

Assim, é importante iluminar conforme o objetivo do cômodo. Se a sua sala de estar serve basicamente para relaxar, então aposte em lâmpadas brancas quentes. No entanto, nada impede que você tenha pontos de luz branca fria para utilizar em algumas situações, como leitura ou estudo.

O mesmo vale para os outros cômodos como quarto e sala de jantar. Já na cozinha, escritório e área de serviço, as luzes brancas frias são indicadas por estimularem a atividade e a atenção.

Varie entre luz direta, indireta e difusa

Para que você entenda como fazer essa variação, confira as definições. A luz direta serve para iluminar um ponto específico, que pode ser um móvel ou objeto decorativo. É a luz dos spots e dos pendentes.

Já a indireta ilumina pelo seu reflexo em uma superfície, ou seja, você não vê a fonte da luz. Muito utilizada em sancas e rasgos no gesso. Por fim, a difusa tem como função a iluminação de todo o ambiente de forma suave, ou seja, sem formar sombras marcadas e sem provocar cansaço visual. Lâmpadas em plafons de vidro leitoso causam este efeito.

Portanto, ao criar um projeto de iluminação para casa é preciso considerar essas três possibilidades e saber aplicá-las. A luz indireta, por exemplo, pode ser usada em salas de estar combinada com spots e luminárias direcionadas a pontos específicos da decoração.

Já a difusa é uma boa solução para cozinhas e área de serviço, já que não provocam sombras fortes que podem prejudicar a realização das atividades nesses ambientes.

Você pode melhorar o efeito da luz com alguns objetos e até com um revestimento 3D, que forma novas sombras e textura no ambiente. Por fim, cuidado para não exagerar, pois ambientes iluminados demais tornam-se impessoais e cansativos.

Conhecer as diferentes formas de iluminar é muito importante para que o projeto de iluminação para casa transforme-se em um elemento decorativo que também agrega valor ao seu lar.

Essas dicas de iluminação para casa ajudaram você a entender melhor sobre o assunto? Então conte nos comentários o que mais gostou e o que ainda gostaria de saber!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp