Casa sustentável: 5 ideias para colocar em prática

Confira algumas das vantagens de utilizar o revestimento cimentício no seu projeto. Leia este texto e saiba mais sobre o assunto!
Já ouviu falar no revestimento cimentício? Veja por que usar
10 de abril de 2019
São muitas opções de louças e metais para escolher, então separamos algumas dicas práticas para ajudá-lo nesse processo. Confira no artigo!
Aprenda como escolher os metais e louças ideais para seu projeto
8 de maio de 2019
Veja no artigo 5 ideias para tornar a sua casa sustentável e com um toque muito mais verde — seja na reforma, seja na construção!

A sustentabilidade é um conceito que está em alta nos últimos tempos. Trata-se de algo que envolve buscar o desenvolvimento econômico e o atendimento às necessidades cotidianas sem prejudicar o meio ambiente. Dentro dessa abordagem, surge o conceito de casa sustentável.

Com as medidas certas, é possível transformar o lar em um lugar econômico e amigável ao meio ambiente. Outros benefícios incluem a contribuição da preservação do planeta para as futuras gerações e a máxima eficiência do imóvel.

A seguir, veja 5 ideias para tornar a sua casa sustentável e com um toque muito mais verde — seja na reforma, seja na construção.

1. Aproveite a luz natural nos ambientes

A iluminação natural é a melhor componente para quem deseja valorizar os espaços da casa. Ela realça cada cantinho e dá um toque especial à decoração — inclusive, faz com que o ambiente pareça maior do que é.

Ao aproveitar esse componente, ainda é possível diminuir o consumo de energia elétrica — o que é bom para o planeta. Então, valorize esse elemento como ao usar cortinas leves e desobstruir as janelas. Aproveite e deixe os vidros bem limpos para que a luz possa entrar.

2. Troque lâmpadas fluorescentes pelas de LED

Quando a iluminação artificial for indispensável, há alguns cuidados que ajudam a tornar a casa sustentável, e uma das ideias consiste em fazer a substituição de lâmpadas. As incandescentes saíram do mercado de vez em 2016, por sua ineficiência, já as fluorescentes compactas ainda estão à venda, mas não são as melhores opções.

As de LED, por outro lado, consomem menos energia, duram muito mais e quase não geram aquecimento local. Esses pontos ajudam a diminuir o consumo de energia e de recursos do planeta. Além de tudo, é possível obter uma iluminação mais forte e eficiente.

3. Utilize tintas ecológicas

Para revestir as paredes e ajudar o meio ambiente, vale a pena usar as tintas ecológicas. Em vez de serem feitas à base de solvente, são fabricadas com água e pigmentos naturais. Com isso, a poluição e o uso de matéria-prima são menores.

Outro ponto incrível é que elas são atóxicas e garantem muito mais conforto ao meio ambiente. Além disso, também evitam o acúmulo de umidade e os temidos fungos, o que leva a uma durabilidade reforçada.

4. Faça o reaproveitamento da água

Ao longo das atividades domésticas, é comum deixar que vários litros de água sumam pelo ralo. O consumo se torna um vilão ainda mais poderoso porque, normalmente, a água é descartada cheia de produtos químicos, como detergente ou sabão em pó — mas e se fosse viável reaproveitá-las?

Há como montar um sistema de reuso, como ao aproveitar a água da máquina de lavar para limpar o piso externo, por exemplo. Em sistemas complexos, é possível até fazer a limpeza completa do líquido para usá-la em ainda mais funções.

5. Evite desperdícios

Acima de tudo, ter uma casa sustentável é algo que está ligado ao melhor aproveitamento de recursos. Então, o ideal é diminuir ou até evitar os desperdícios — não deixe luzes e equipamentos eletrônicos ligados se não estiverem sendo usados. Da mesma forma, tome cuidado com banhos muito demorados ou com a pia aberta enquanto escova os dentes.

Além de tudo, tenha boas decisões quanto às construções e reformas. Escolher bons revestimentos aumenta a durabilidade e diminui a necessidade de compra. Ao adquirir pedras naturais ou cerâmicas de uma marca confiável, por exemplo, é preciso consumir menos ao longo dos anos.

Ter uma casa sustentável faz parte dos objetivos de cada vez mais gente. Para entrar nessa onda, coloque essas dicas em prática e faça amizade com o planeta!

Você já coloca alguma dessas orientações em prática? Tem outras sugestões? Conte para a gente nos comentários!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp