Quer deixar o ambiente mais aconchegante? Confira 5 dicas incríveis

Aprenda a usar a teoria das cores na decoração: leia nosso post e passe a usar esse conhecimento a seu favor!
Como usar a teoria das cores na decoração?
12 de dezembro de 2018
Leia nosso post para descobrir quais são os principais tipos de decoração que estão em alta!
Saiba quais são os principais tipos de decoração que estão em alta
27 de dezembro de 2018
Faça da sua casa um local de descanso e incrível renovação. Veja 5 dicas incríveis para ter um ambiente mais aconchegante!

Não há nada mais prazeroso do que chegar em casa após um longo dia de trabalho e ser recebido por um ambiente aconchegante, confortável, com clima gostoso e objetos que você ama, não é mesmo?

Parece um sonho? Pode ficar tranquilo, pois algumas ações simples e práticas são o suficiente para transformar uma casa aparentemente sem graça em um local de descanso e de incrível renovação. Portanto, continue lendo o post e descubra 5 dicas incríveis para ter o lar dos seus sonhos!

1. Invista em uma boa iluminação

Um ambiente bem iluminado é extremamente acolhedor. Para isso, em primeiro lugar, é importante valorizar a luz natural, pois ela sempre será a melhor opção. Se o sol bate com muita incidência nas janelas, utilize cortinas bonitas em tecidos naturais, mas nunca menospreze seu poder.

Evite as luzes fortes demais, como lâmpadas frias de alta potência. Dê preferência a uma iluminação delicada e indireta, seja com arandelas, abajures ou luminárias.

2. Dê preferência às cores neutras

Nossos olhos são capazes de interpretar as cores e associar sentimentos a elas, então, a tonalidade que você utiliza no ambiente faz toda a diferença. Sendo assim, para criar um espaço aconchegante, evite as colorações vibrantes, como o amarelo e o vermelho, pois são estimulantes. Já o azul e o lilás transmitem uma sensação de calmaria e tranquilidade, assim como o verde e o rosa.

Qualquer que seja a cor escolhida, dê preferência para as versões em tom pastel ou fique com o branco, bege e cinza claro. Essas tonalidades o ajudarão a transformar o seu ambiente em um cômodo mais acolhedor. Mas atenção! Não se esqueça de harmonizá-las com o resto da decoração.

3. Aposte em madeira e materiais naturais

O uso da madeira é ótimo para acrescentar uma atmosfera familiar e de aconchego a qualquer ambiente. Além do mais, esse material é adequado para a manutenção da temperatura, sendo recomendável para locais mais frios. Portanto, a dica é experimentar painéis, móveis ou biombos decorativos produzidos com esse tipo de material que, além de lindo, é bastante prático.

Além da madeira, o uso de pedras naturais, cristais e plantas são excelentes para trazer conforto ao ambiente. Experimente, também, utilizar tecidos naturais em cortinas e toalhas, como o algodão e o linho — quanto mais elementos da natureza você levar para a sua casa, maior será a sensação de bem-estar.

4. Crie um ambiente aconchegante com almofadas e tapetes macios

Chegar do trabalho e se jogar no sofá já é delicioso, imagine, então, se ele estiver coberto por almofadas macias e aconchegantes? No frio, deixe mantas e cobertores estrategicamente posicionados em poltronas, de modo com que você possa tomar um chá ou xícara de café bem confortável.

Um tapete felpudo também é uma ótima opção, seja para aquecer seus pés descalços, seja porque gosta de sentar no chão com o seu animal de estimação. Se preferir, você também pode colocá-los no quarto ou na sala.

5. Não descuide da temperatura

De que adianta ter uma sala linda e acolhedora, se você estiver congelando ou com muito calor no local? A temperatura é, portanto, um dos principais fatores que trazem conforto. Afinal, imagine-se descansando em frente a uma lareira em um dia frio e chuvoso, ou chegar do trabalho suando e se deparar com um ambiente fresquinho e bem ventilado.

Por esse motivo, não descuide da temperatura da residência. Existem diversos aparelhos e materiais que podem ser utilizados para aquecer ou resfriar ambientes, e vale a pena pesquisar e investir neles.

Você viu que criar um ambiente aconchegante não é tão difícil quanto parece. Basta manter a casa organizada e limpa e deixar à mostra os objetos que você gosta ou que sejam presentes de pessoas queridas. Quadros bonitos e fotografias, assim como velas aromáticas, são ótimas maneiras de provocar uma sensação de acolhimento ao cômodo. Vale, ainda, decorar com flores e folhagens — difícil mesmo será sair de casa!

E aí? Pronto para transformar a sua sala em um ambiente acolhedor? Curta a nossa página no Facebook e receba muitas dicas como essa para incrementar o seu lar!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp