3 dicas para planejar a reforma da casa de forma correta

Pedra natural, pastilha, porcelanato: qual será o melhor revestimento para o seu lavabo? Descubra agora com as nossas dicas.
5 opções de revestimento para o lavabo e como escolhê-las
31 de outubro de 2018
Não sabe escolher entre porcelanato e vinílico? Então, leia o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!
Porcelanato e vinílico: saiba quais as diferenças e qual escolher
14 de novembro de 2018
Confira nossas dicas para realizar a reforma da casa de forma correta!

Ao planejar a reforma da casa, é preciso ter controle de todas as etapas do processo de execução. Afinal, para que o projeto dê certo, deve-se criar um cronograma realizável, acompanhar as compras e entregas de materiais, cumprir prazos e solucionar eventuais problemas, entre outros.

Portanto, é importante que o proprietário da casa participe dos estágios da obra e tenha voz ativa para que a construção fique com a sua cara e o seu estilo. Dessa forma, é possível obter um resultado bastante satisfatório e que traga muita alegria para os moradores do novo lar.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como planejar a reforma da casa? Então, acompanhe a leitura e informe-se agora mesmo!

1. Defina um cronograma

Antes de mais nada, é preciso definir o cronograma da obra para que tudo funcione dentro de um período estipulado. Isso faz com que se tenha controle dos gastos, da mão de obra, dos materiais e das execuções de cada etapa do processo da obra ou da reforma.

O cronograma deve respeitar uma margem de erro para mais, para que, assim, ele possa ser realizável e eficiente. Lembre-se ainda de contar com imprevistos que podem ser contornados dentro desse espaço de tempo adicional. Assim, fica mais fácil cumprir o cronograma mesmo que ocorram alguns contratempos.

2. Fique atento aos prazos e às adversidades

É fundamental respeitar o prazo para que o tempo de reforma se cumpra dentro do programado. Para isso, deve-se planejar com cautela, ter profissionais comprometidos e qualificados para executar as suas funções, contar com bons fornecedores que sejam responsáveis, entre outros itens que fazem parte da elaboração do projeto de obra.

Algumas adversidades estão suscetíveis a acontecer, como chuva que impossibilita a obra na área externa — nesse caso, a situação pode ser contornada focando a obra na parte interna da casa, por exemplo —, entrega de material atrasada ou com defeito ou execução malfeita, que acaba gerando retrabalho e refletindo em mais gastos e não cumprimento do cronograma.

O ideal é saber lidar com os problemas que aparecerão durante a execução do projeto para que não se perca muito tempo e nem ultrapasse o orçamento estipulado inicialmente. Por isso, é essencial que o proprietário da casa esteja sempre a par de todas as situações e tenha um time competente para auxiliá-lo nas tomadas de decisões mais acertadas.

3. Acompanhe a escolha e compra de materiais

Para não ter surpresas desagradáveis, faça parte do processo de escolha dos materiais. Assim, é possível optar pelo revestimento adequado e de seu gosto, por exemplo, além de ficar de olho nas tendências e nos gastos para cumprir o orçamento programado.

Também é importante acompanhar a entrega do material pelo fornecedor para constatar se tudo está certo, incluindo a quantidade e a qualidade do material. Uma dica é sempre preferir comprar em lojas renomadas que garantam a entrega dentro do prazo e sejam conhecidas no mercado por atuarem com excelência.

Seguindo essas dicas, fica muito mais simples e prático realizar a reforma da casa. Desse modo, comece a planejar a sua obra agora mesmo!

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira dar a sua opinião sobre o assunto, deixe um comentário no post. Estamos ansiosos para saber o que você pensa sobre o assunto!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp