O que levar em consideração ao construir uma piscina em casa?

Querendo ficar por dentro das tendências de decoração? Fique por dentro de tudo o que rolou na Casacor 2018!
Tendências de decoração: fique por dentro da Casacor 2018
17 de outubro de 2018
Vai construir uma piscina em casa? Veja tudo o que você precisa saber!

Com a chegada da estação mais quente do ano, a procura por piscinas residenciais aumenta consideravelmente. E nada melhor do que poder construir uma piscina em casa com segurança e agilidade para aproveitar o verão com os amigos e a família, principalmente se tiver crianças no lar!

Entretanto, antes de dar aquele up na área de lazer da sua residência, é preciso estar atento aos fatores básicos que envolvem a construção da piscina e a organização do entorno, sem falar nos cuidados de manutenção do item. Portanto, neste post, detalhamos esses aspectos para você acertar em cheio na composição da sua área de lazer e curtir o verão em grande estilo. Vamos lá!

Espaço

A dimensão do espaço é a primeira coisa que devemos pensar antes de construir uma piscina em casa. O tamanho deve ser compatível com as dimensões do ambiente externo, mas sem ocupar toda a extensão da área de lazer.

Esse cuidado é necessário para não sobrecarregar o local e faltar espaço para as demais comodidades de uma área externa: cozinha gourmet, churrasqueira, espreguiçadeiras etc. Então, na hora de projetar a sua piscina, considere esses itens de modo a deixar o ambiente o mais confortável e funcional possível.

Revestimentos

Com as proporções da área de lazer devidamente respeitadas, é hora de escolher o revestimento da piscina. E todo cuidado é pouco nessas horas. Afinal, elas são para relaxar, e não para sofrer com problemas de vazamentos e infiltrações, certo?

Portanto, para se livrar do risco, é imprescindível optar por revestimentos de primeira linha — seja no interior da piscina, seja nos pisos e paredes do entorno, já que essas áreas estarão mais suscetíveis às intempéries climáticas.

Os revestimentos mais comuns utilizados na construção de piscina são os cerâmicos, os porcenalatos, as pedras naturais e as pastilhas de porcelana. Este último material é campeão nos quesitos resistência, praticidade e estética. Isso porque, além de deixar o ambiente muito mais bonito, as pastilhas suportam agressões de componentes químicos, como o cloro utilizado para o tratamento da água.

Além disso, as pastilhas também saem ganhando em versatilidade. Disponíveis em diversas cores e padrões no mercado especializado, com certeza será fácil encontrar o modelo que tem tudo a ver com seu estilo de decoração.

Quanto ao piso do entorno da piscinas, as escolhas campeãs são os porcelanatos antiderrapantes e os famosos pisos atérmicos, que por suas características são capazes de reduzir consideravelmente a temperatura da superfície, proporcionando um toque agradável ao pisar.

Manutenção

Quando se trata de construir uma piscina em casa, já sabemos que o item demandará cuidados específicos para se manter em perfeito estado e condições de uso. E a manutenção básica consiste em cuidar da limpeza interna e da qualidade da água. Este último quesito está relacionado ao PH da água, que, se inadequado, pode comprometer o rejunte do revestimento. Inclusive, para minimizar esse problema, recomenda-se a utilização do rejuntamento de epóxi, que tem durabilidade vitalícia.

Se você não tiver habilidade ou tempo para as tarefas de limpeza e manutenção, convém deixá-las a cargo de um profissional. O custo-benefício do serviço é garantido, visto que esses especialistas também farão a manutenção preventiva, ou seja, conseguirão identificar qualquer sinal de problemas antes de eles se agravarem.

Além desses fatores básicos que envolvem a construção de piscinas, vale lembrar que é preciso contar com mão de obra especializada para fazer a instalação. Afinal, em se tratando de um investimento de grande porte, não dá para colocar tudo a perder por causa de um serviço malfeito, concorda?

Agora sim! Tomando todos esses cuidados, vai ser moleza construir uma piscina em casa para aproveitar o verão com o máximo de conforto e segurança.

Gostou do post? Então aproveite e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Ekológika
Ekológika
Ambiente de um jeito único

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp